20/06/2012
Pacientes psquiátricos ganham Serviço Residencial Terapêutico
Eles serão acompanhados por cuidadores durante 24 horas
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
O Prefeito José Rechuan e o Secretário de Saúde, Daniel Brito, inauguram nesta quinta-feira, dia 21, às 14h, o Serviço Residencial Terapêutico, que vai abrigar pacientes psquiátricos que perderam vínculos familiares após internações de longo prazo em hospitais.
Segundo a diretora de Saúde Mental, Ângela Monteiro, a casa localizada na Estrada Resende-Campo Belo, no bairro Itapuca, tem capacidade para abrigar até 10 pessoas, que serão acompanhadas durante 24 horas.
- Como esses hospitais psquiátricos ficam em outros municípios, esses pacientes perderam os vínculos familiares e, muitas vezes, ficam abandonados. Com a residência, eles serão assistidos pela rede de saúde, principalmente o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mas irão morar nessa casa sob atenção dos cuidadores - explica a diretora.
A Secretaria de Saúde alugou o imóvel, comprou os equipamentos e mobiliários da casa e contratou os profissionais que atuarão no serviço, entre cuidadores e técnicos de enfermagem. Para a implantação da Residência Terapêutica, o município recebeu verba de R$ 10 mil do Ministério da Saúde, após aprovação de projeto enviado pela Prefeitura, via equipe de Saúde Mental.
- O objetivo da residência é oferecer um lar a essas pessoas, um local onde elas possam se cuidar, desenvolver sua autonomia e sua independência, além de se sentirem novamente incluídas socialmente - finalizou.