Resende

13° Min20º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

13/05/2014

Pacientes da Saúde Mental participam de oficinas de desenho

Trabalhos serão expostos no Calçadão, nesta sexta-feira

Pacientes da Saúde Mental participam de oficinas de desenho

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Em comemoração ao Dia de Luta Antimanicomial (18 de maio), a Secretaria de Saúde promove nesta semana oficinas de desenho para todos os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). As atividades serão realizadas até quinta-feira, dia 15 de maio, das 9 às 11h, no Parque Tobogã. Com os temas Família, Trabalho, Liberdade e Drogas, os participantes serão orientados por artistas plásticos da região.

   Na sexta-feira, dia 16, haverá uma exposição no Calçadão com os desenhos dos usuários. A atividade começa a partir das 10h com uma caminhada, com saída do Caps ad, no bairro Jardim Brasília, até a Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos, com profissionais, familiares e pacientes.

   Na ocasião, a equipe do Programa de Saúde Mental vai distribuir panfletos para divulgar como funciona o tratamento dos pacientes psiquiátricos e sobre o fechamento de hospitais psiquiátricos.

   O Dia da Luta Antimanicomial é considerado um marco na mudança de modelo de atendimento em saúde mental no Brasil, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

   Em Resende, os usuários do Programa de Saúde Mental contam com três serviços: o Centro de Atenção Psicossocial Casa Aberta, no bairro Vila Julieta, que atende adultos com transtorno mental e sofrimento psíquico grave, como psicose, neurose e autismo; o Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas (CAPSad), que conta com psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra, além do atendimento psicossocial, que oferece terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas; e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CapsI), voltado para atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos e mentais, além de usuários de drogas.

   A rede é formada também pelo Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental, com 10 leitos na Santa Casa para pacientes psiquiátricos em crise ou pacientes com dependência em álcool e outras drogas em estado de intoxicação aguda ou evolução para a instalação da síndrome de abstinência grave; pela Residência Terapêutica, casa que abriga pacientes que se encontravam em internação de longo prazo em hospitais psiquiátricos do estado e perderam vínculos familiares, entre outros serviços.

   Para serem atendidos, os interessados ou responsáveis podem procurar pessoalmente os serviços ou agendar por telefone. Os pacientes podem ser encaminhados também por unidades de saúde.

   CAPS Casa Aberta - Localiza-se na Avenida General Affonseca, 1.793, no bairro Vila Julieta. Telefone: 3359-4893.

   CAPSad - Funciona na rua Madre Angélica, 28, no bairro Jardim Brasília. Telefone: 3358-0828.

  CAPSi - Fica na rua Pandiá Calógeras, 205, no bairro Jardim Jalisco. Telefone: 3381-0727.



Palavras chaves: SAÚDE MENTAL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados