03/10/2013

Artigo científico de Ouvidora ficou em 8º lugar em premiação

Ouvidoria Itinerante da Saúde é premiada pelo Ministério da Saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A experiência do serviço de Ouvidoria Itinerante, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde em 2011, rendeu à Ouvidora de Saúde, Verônica Alves Martins, o oitavo lugar na 1ª edição do Prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria do SUS, realizado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o objetivo de reconhecer, promover e premiar iniciativas de Ouvidorias do SUS.

O prêmio é organizado nas categorias "Narrativas e Relatos" e "Pesquisas e Sistematizações". Verônica participou desta segunda categoria, representando Resende, com um artigo científico em que conta a experiência de levar às comunidades os serviços oferecidos pela Ouvidoria do SUS, instalado na Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo.

- A Ouvidoria da Saúde foi criada há quatro anos, e eu atuei sozinha por um ano e três meses. O secretário, Daniel Brito, sempre quis criar o serviço itinerante, o que foi possível com o aumento da equipe, que passou a contar com mais três funcionários. O artigo é de minha autoria, mas o trabalho é de toda a equipe - contou a Ouvidora, explicando que dois funcionários percorrem as unidades de saúde do município dentro de um calendário mensal, onde passam o dia ouvindo sugestões e críticas das comunidades na área de saúde.

O prêmio selecionou 20 trabalhos para serem publicados. Os três primeiros receberão prêmios em dinheiro e do quarto ao décimo lugares, menção honrosa. A premiação está prevista para acontecer em novembro, em Brasília. Segundo Verônica, apenas seis ouvidorias do Estado do Rio de Janeiro se inscreveram na premiação, sendo que Resende foi a que obteve a melhor colocação, na frente de outros dois trabalhos inscritos pela Capital do estado.

- É muito bom ver que nosso trabalho está dando resultado ao facilitar o acesso da população ao nosso serviço. Temos uma equipe integrada e comprometida com o trabalho e nossa experiência rendeu elogios por parte do Ministério da Saúde, durante o Fórum Regional de Ouvidoria, realizado em Resende em maio deste ano - comemora Verônica.

Palavras chaves: SAÚDE