Superintendência de Defesa Civil

Serviço beneficia comunidades da área urbana e da Zona Rural

Ouvidoria do Município realiza atendimento itinerante

Crédito: Divulgação - Ouvidoria do Município

Com o objetivo de aproximar cada vez mais os serviços da Prefeitura do cidadão, a Ouvidoria Geral do Município vem reforçando a presença nos bairros da área urbana e comunidades da Zona Rural do Município, dentro das ações itinerantes promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Só no mês de julho, por exemplo, a Ouvidoria atendeu 62 cidadãos residentes nas comunidades da Serrinha do Alambari; de Bulhões; do acampamento Terra Livre (às margens da Estrada Resende-Riachuelo); da Baixada da Olaria e da Bagagem, na região do distrito da Fumaça.

Segundo o ouvidor da Prefeitura, Antônio Leão, por meio deste serviço itinerante, “a administração municipal está ampliando o número de moradores atendidos pelo setor, principalmente no caso das pessoas que não têm acesso ao telefone ou residem em comunidades mais distantes da região central, as quais representam uma prioridade deste atendimento”.

Durante as ações itinerantes realizadas este ano, a Ouvidoria prestou informações ao cidadão sobre os diversos serviços prestados pela Prefeitura.

- Há localidades em que chegamos a bater de porta em porta (foto), mostrando ao cidadão que a Prefeitura quer ouvi-lo, recebendo dele sugestões, elogios e reclamações a serviço do trabalho da administração municipal – disse Antônio Leão, explicando que a Ouvidoria funciona no Centro Administrativo da Beira e os contatos com o setor devem ser feitos pelo número 0800 889 0808, de qualquer telefone fixo ou público, de segunda a sábado, entre 8 e 20 horas.

Nos próximos dias 17 e 24 de agosto, o atendimento da Ouvidoria Geral da Prefeitura será um dos serviços oferecidos pela ação itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social nas localidades da Boca do Leão e Sertãozinho, respectivamente, ambas situadas na Zona Rural. O atendimento nestas duas comunidades acontecerá de 8 às 16 horas.

Para esta quarta-feira (10 de agosto), o atendimento itinerante da Ouvidoria e da Secretaria de Assistência Social foi programado para os bairros Jardim Esperança (turno da manhã) e Fazenda da Barra II (turno da tarde).

Já no próximo dia 24, o serviço será prestado no bairro Vila Vicentina.

O atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social na Zona Rural foi intensificado este mês com a entrega pela Prefeitura do ônibus do CRAS Itinerante (Centro de Referência de Assistência Social), que foi especialmente adaptado para o projeto.

Por meio do CRAS Itinerante, os moradores das comunidades rurais passaram a ter acesso aos seguintes serviços: oficinas de artesanato e sabão; orientação às famílias, com atendimento psicológico e social; atendimento especializado às mulheres; cadastramento para programas sociais, como BPC (Benefício de Proteção Continuada), Bolsa Família, Tarifa Social e projetos destinados aos cidadãos portadores de deficiência, além de recebimento de currículos de profissionais em busca de uma colocação no mercado de trabalho, os quais são encaminhados posteriormente à agência local do SINE (Sistema Nacional de Empregos).

- O ônibus conta com duas salas, numa das quais ocorrem também as atividades da brinquedoteca, cujo público alvo são as crianças – disse a titular da Secretaria de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona.

Palavras chaves: PREFEITURA PRESENTE