28/07/2015

Ouvidoria da Saúde é destaque no Estado

Crédito: Jorge Trindade

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde participou, neste mês, do II Fórum de Ouvidorias Públicas do Estado do Rio de Janeiro, realizado na sede da Fundação Oswaldo Fiocruz, no Rio. Resende foi o único município do Estado selecionado para apresentar um painel durante o evento, relatando sua ampla experiência de boas práticas na área.

Segundo a coordenadora da Ouvidora da Saúde, Verônica Alves Martins, Resende foi selecionada para apresentar o programa “Capacitação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), implementada a partir da sugestão de um cidadão, tendo como um dos temas “O cidadão promovendo a inclusão no SUS”.

- Um morador da cidade nos sugeriu que cada unidade de saúde do município passasse a contar com um profissional conhecedor da linguagem de sinais s, para atender aos pacientes surdos – salientou a coordenadora.

O Curso é ministrado, sem custos para a Secretaria, pela fonoaudióloga da Rede Municipal de Saúde e intérprete de Libras, Emily Silvano, a 30 funcionários das recepções das unidades básicas de saúde. Os trabalhos acontecem desde agosto do ano passado, uma vez por semana, das 15h30 às 17h30, no refeitório do Centro Administrativo da Prefeitura, no Jardim Jalisco.

- Nós somos o único município do Estado a dar este tipo de capacitação, visando melhorar a prestação dos serviços oferecidos à população, - salientou Verônica, destacando que uma funcionária da Policlínica do Paraíso já atendeu a cinco pacientes com deficiência auditiva, desde que iniciou a capacitação.

Ainda de acordo com a coordenadora, a previsão é  que o curso se encerre no final deste ano, mas a Prefeitura já estuda a possibilidade de abrir uma nova turma em 2016 para capacitar outros profissionais para atuar nas unidades de saúde.

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Resende surgiu através da Lei Municipal 2.725, de 21/12/2009. Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso ao cidadão, foi colocada em prática também a Ouvidoria Itinerante, contribuindo para aumentar a demanda de atendimentos.

Palavras chaves: Ouvidoria