20/05/2010

Ouvidoria da Prefeitura registra cinco mil atendimentos em menos de nove meses

Capacitação para servidores do setor será realizada nesta sexta-feira

Ouvidoria da Prefeitura registra cinco mil atendimentos em menos de nove meses

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende realiza nesta sexta-feira, dia 21, o Iº Seminário de Ouvidoria do Município de Resende, voltado aos funcionários municipais do setor que atuam no atendimento ao público. Segundo o ouvidor geral da Prefeitura, Antônio Leão (foto), o evento, cujo objetivo básico será capacitar os servidores do setor, será promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no plenário da Câmara de Vereadores, de 8h30m às 16h30m. O evento contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); dos secretários municipais Daniel Brito (Saúde) e Ricardo Moraes (Governo), além do ouvidor geral da Prefeitura. - As principais realizações da Prefeitura, em relação à Ouvidoria, foram a implantação do LINHA VIVA, através do qual os contatos da população com a Prefeitura passaram a ser feitos gratuitamente também pelo número 0800 889 0808, e a implantação de uma Ouvidoria específica da Saúde. A Ouvidoria da Saúde é integrada à Ouvidoria Geral e também com o programa “Ouvidor SUS”, do Governo Federal. A Secretaria Municipal de Saúde é a principal parceira da Ouvidoria, que representa um canal direto do cidadão com a Prefeitura, onde ele pode fazer sugestões, reclamações, elogios e solicitações – explica Antônio. O ouvidor esclarece que todos os setores da administração municipal têm acesso aos dados e às demandas recebidas por telefone através do Linha Viva. Dessa maneira, segundo ele, “todos podem tomar conhecimento do retorno que a população nos dá a respeito dos serviços que prestamos, bem como a resposta ao cidadão sobre os problemas apresentados”. O Seminário desta sexta-feira vai reforçar junto aos funcionários deste setor a importância de atender cada vez melhor o cidadão que procura a Ouvidoria. O procedimento adotado pela Ouvidoria estabelece um prazo de 15 dias para que a Prefeitura tenha uma resposta ao cidadão sobre sua solicitação, sendo necessário que ele telefone novamente ao Linha Viva”. Isso porque muitos telefonemas são provenientes de aparelhos públicos. De janeiro a julho do ano passado, a Ouvidoria realizou 1.634 atendimentos, o que representou uma média de 233 registros por mês. Já de agosto de 2009, mês no qual o Linha Viva foi implantado, até a terça-feira desta semana, dia 18 de maio, o número de atendimentos cresceu para 5.094 durante este período, ou seja, um acréscimo de mais de 200 por cento. Mais de 80 por cento das demandas apresentadas ao setor já foram respondidas pela Ouvidoria. - Para uma cidade que nunca teve um serviço como esse, de atenção direta ao cidadão, consideramos os números registrados importantes e positivos. Muitas vezes, o cidadão fica satisfeito em receber uma resposta, pois este procedimento demonstra a atenção da Prefeitura para com ele – complementa o Ouvidor.
Palavras chaves: ATENDIMENTO AO CIDADÃO