29/03/2011

Operação Tapa-Buracos chegará aos bairros Vila Vicentina e São Caetano

Programa de asfaltamento já benefíciou vários bairros

Operação Tapa-Buracos chegará aos bairros Vila Vicentina e São Caetano

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Realizada desde o começo do ano pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, a atual Operação Tapa-Buraco chegará nos próximos dias aos bairros Vila Vicentina e São Caetano. Nos dois locais, o serviço deverá ser concluído durante a primeira quinzena de abril.

Desde janeiro, cerca de 90 por cento dos 30 mil metros quadrados de buracos nas vias públicas, previstos para serem recuperados, já foram beneficiados pelos serviços. Em pouco mais de dois anos, a partir de janeiro de 2009, aproximadamente cem mil metros quadrados de buracos foram tapados nas ruas, avenidas e praças da cidade.

Nas últimas semanas, quase 20 comunidades receberam o serviço da Operação Tapa-Buraco. Foram elas: Liberdade, Jardim Jalisco, Manejo, Residencial Monet, Santo Amaro, Centro, Loteamento Boa Vista, Morada da Colina, Bairro Elite, Fazenda da Barra, Loteamento Mirante das Agulhas e Vila Santa Isabel, além da Avenida Nova Resende (faixa esquerda no sentido Ponte Nova-Ponte Velha) e estrada de acesso ao bairro Casa da Lua.

Os serviços estão sendo executados com recursos próprios do Município, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

Trinta operários trabalham na atual operação com o auxílio de cinco caminhões, duas máquinas retro-escavadeiras, um rolo compressor, um caminhão pipa e uma máquina pá carregadeira.

A previsão é de que os trabalhos estejam finalizados até a segunda quinzena de maio. Mas o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, informou que o cumprimento deste cronograma vai depender das condições do tempo:

- As chuvas que caíram em Resende no começo deste ano não só retardaram o andamento do trabalho de recuperação das ruas, como contribuíram para o surgimento de novos buracos. Estamos reforçando os serviços visando garantir as condições de tráfego nas vias públicas da cidade, oferecendo uma atenção especial às ruas e avenidas que formam o itinerário dos ônibus que circulam pela área urbana do Município – disse Rubens Almada.

OUTRAS OBRAS – Paralelo às operações Tapa-Buraco, que representam uma das prioridades da Secretaria Municipal de Obras nas ações de infra-estrutura da cidade, a Prefeitura vem realizando desde 2009 um programa especial de pavimentação das ruas de Resende.

Entre as vias que foram pavimentadas ou que tiveram o asfaltamento recuperado pela atual administração estão as ruas dos bairros Mirante da Serra e Campo Belo, nas regiões da Grande Alegria e da Fazenda da Barra, respectivamente; a Avenida Juscelino Kubitscheck (Itapuca); as ruas São Geraldo, São Caetano e Álvaro Pego de Farias, as três localizadas no bairro Paraíso; e as ruas Sebastião Moreira Neto e José Zolvino Coutinho, ambas situadas na entrada principal da Cidade Alegria.

Atualmente, encontra-se sendo asfaltada a Avenida Francisco Fortes Filho, que liga o Acesso Oeste à Estrada Resende-Riachuelo (foto).

Com exceção das ruas do Campo Belo e da Avenida Francisco Fortes, cujas obras estão sendo feitas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, os recursos financeiros aplicados nas outras vias foram provenientes de verbas próprias do orçamento do Município.

Em breve, começam as obras de recuperação do asfalto de ruas dos bairros Itapuca, Baixada da Olaria, Loteamento Morada do Contorno e Vila Isabel.

Palavras chaves: VIAS PÚBLICAS