16/04/2012

Obras no Rio Sesmarias entram na reta final

Serviços deverão estar concluídos até o começo do segundo semestre

Obras no Rio Sesmarias entram na reta final

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Aproximadamente 70 por cento das obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias (foto) já estão concluídos, segundo um balanço, divulgados nesta segunda-feira, pela Prefeitura, que realiza o serviço em parceria com o Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional. A execução das obras, que se encontra na reta final, representa investimentos da ordem de R$ 5 milhões em infra-estrutura do Município.

Para facilitar ainda mais o escoamento da água neste manancial, que corta cinco bairros da área central de Resende, numa extensão aproximada de três quilômetros, a Prefeitura vem intensificando a retirada de pedras do fundo do rio, no trecho situado próximo à Universidade Estácio de Sá, na região da Alvorada, onde foi construído um dos cinco muros de contenção que fazem parte do projeto da obra.

Os outros muros foram construídos nos seguintes trechos: Parque Ipiranga, próximo ao Asilo Nicolino Gulhot; Jardim Brasília II, nos fundos da Associação Pestalozzi de Resende; e Loteamento Barbosa Lima, que recebeu dois muros, um deles nas proximidades da ponte localizada perto do Resende Shopping. A construção do quinto muro se inicia em breve próximo ao ponto onde o manancial desemboca no Rio Paraíba do Sul. O trecho de muros construídos chega a 700 metros.

Desde o começo dos trabalhos no manancial, ocorrido em novembro do ano passado, a Prefeitura já retirou 1.600 caminhões de lixo e entulho do Rio Sesmarias, o que representa 19 mil metros cúbicos a menos de material depositado nos fundos do rio. A meta deste serviço é diminuir os riscos de transbordamentos do manancial, que inundou duas vezes em 2010, a primeira em março e a segunda em dezembro, alagando dezenas de ruas e residências situadas nos bairros às suas margens. As comunidades cortadas pelo manancial em Resende são os seguintes: Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Barbosa Lima, Jardim Jalisco e Centro.

- Após a construção de todos os muros de contenção, vamos realizar uma nova etapa do trabalho de desassoreamento do Rio Sesmarias, ampliando com isso as ações para diminuir o perigo de novos transbordamentos. Por meio deste serviço, a Prefeitura vem conseguindo melhorar as condições para o escoamento da água. A retificação (alargamento) do trecho do rio na região do Parque Ipiranga significou uma contribuição importante neste sentido - disse o engenheiro Sebastião Balieiro, responsável pelo acompanhamento das obras.

Executadas pela Penascal Engenharia e Construção, empresa vencedora do processo de licitação, as obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias começaram em novembro e deverão estar concluídas até o começo do segundo semestre. A extensão de cada um dos muros de contenção varia de cem a 250 metros e a altura se aproxima de três metros. Do total de recursos destinados à execução das obras, oito por cento correspondem à contra-partida da Prefeitura. As verbas federais para a realização dos serviços foram obtidas em Brasília por meio de uma emenda parlamentar inserida no orçamento da União pelo deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ).

Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS