Obras e Serviços Públicos

09/01/2012

Obras do Cemitério do Alto dos Passos vão ser concluídas até março

Empresa contratada pela Prefeitura assume limpeza permanente do cemitério

Obras do Cemitério do Alto dos Passos vão ser concluídas até março

Crédito: Jorge Trindade - ACOM / PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou recentemente a construção de um novo muro numa das laterais do Cemitério Municipal dos Passos (foto), que se localiza no bairro Alto dos Passos. Parte do muro existente desabou há dois anos, motivo pelo qual a Prefeitura começou a construir o trecho destruído, cuja extensão foi de 22 metros. Com a ocorrência deste desabamento, diversas sepulturas ficaram expostas às famílias residentes nas proximidades. O prazo previsto para a conclusão do trabalho é de 90 dias, mas o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, adianta que em decorrência das chuvas, podem ocorrer atrasos no cronograma. O serviço está sendo realizado com a utilização de equipamentos manuais, entre eles carrinhos de mão, pás e enxadas. Diariamente, oito funcionários da empresa vencedora da licitação, a MW2 Construções e Incorporações, trabalham para concluir os trabalhos dentro do prazo previsto. Segundo Rubens Almada, a construção está orçada em R$ 57 mil. Este é o segundo reparo realizado pela Prefeitura em menos de dois anos. Em 2010, a Prefeitura reconstruiu um trecho de aproximadamente 80 metros de outro muro do local. A empresa MW2 Construções e Incorporações também venceu a licitação para realizar a manutenção do Cemitério Municipal pelo período de um ano, entre dezembro de 2011 a dezembro de 2012. Os serviços previstos para serem executados de forma permanente são roçada, capina, limpeza e melhorias em toda a área do cemitério. Neste caso, o valor geral do contrato é R$ 372 mil. - Com a realização desta contratação, vamos conseguir fazer a manutenção e a conservação permanentes do cemitério, pois sabemos da importância desta medida para os funcionários do local e as pessoas que visitam as sepulturas de seus entes queridos. Devemos ressaltar ainda a necessidade da limpeza permanente do cemitério no sentido de diminuir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, principalmente na época da chuva – disse o secretário de Obras da Prefeitura. Além da reconstrução de um dos muros do Cemitério Municipal dos Passos, a Prefeitura anunciou que outros serviços vão ser realizados no local, entre eles pintura do muro, das grades, dos portões, da capela e do meio-fio. Já o calçamento entre as sepulturas receberão obras de melhorias, assim como as escadarias situadas na área interna. O Cemitério Municipal do Alto dos Passos tem uma área total de 28.700 metros quadrados e 16 quadras de túmulos.
Palavras chaves: RECUPERAÇÃO