Obras e Serviços Públicos

26/07/2012

Obras de pavimentação e drenagem contemplam 14 ruas em cinco bairros da cidade

Neste semana, Prefeitura iniciou trabalhos no Morro do Cruzeiro e Nova Liberdade

Obras de pavimentação e drenagem contemplam 14 ruas em cinco bairros da cidade

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está investindo R$ 1,3 milhão em recursos próprios na pavimentação de 14 ruas em cinco bairros da cidade. As obras, executadas pela empresa TPK Terraplenagem, tiveram início no dia 14 de julho, pelo bairro Jardim Jalisco, e em breve contemplará os bairros Parque Embaixador, Surubi e Cabral. No bairro Montese, a Rua Antônio Duizith, que é pavimentada com blocos intertravados, recebeu uma complementação em alguns trechos que estavam sem pavimento. Em cada bairro, o prazo previsto de conclusão das obras é de 60 a 90 dias a partir do início de sua realização.

No Jardim Jalisco, as obras estão em fase de finalização da drenagem na Rua Pandiá Calógeras. Na rua Abel Rodrigues Pontes, os serviços de drenagem se iniciam neste fim de semana e dentro de alguns dias serão iniciadas as obras na Rua Macedo Miranda. Segundo o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, o ritmo das obras leva em consideração as tubulações de gás e água que passam pelo local.

- Em função de existirem tubulações de gás, água e esgoto naquelas ruas, estamos trabalhando num ritmo que garanta a segurança no local a fim de evitar transtornos aos moradores. Além disso, os serviços têm o acompanhamento da concessionária Águas das Agulhas Negras e da CEG (Companhia Estadual de Gás) - disse o secretário, explicando que serão realizados nessas vias serviços de drenagem, troca das redes e retirada do piso de intertravados, que será substituído pela pavimentação asfáltica.

No bairro Parque Embaixador, serão contempladas as ruas Fernão Dias, Raposo Tavares, H e I; no Alto Surubi, receberão as mesmas obras as ruas 1, 2, 3, 4 e 5, no Parque Castro Silva; e no bairro Cabral, a Rua Gabrielle Grolla, antiga Rua 7.

Todas estas ruas estão recebendo as obras de infraestrutura necessária, que incluem instalação de redes de drenagem e esgoto onde não existem, colocação de meio-fio, sub-base, base e pavimentação, que em alguns locais são realizados em blocos intertravados e na maioria é realizado em asfalto (usinado à quente).

Em setembro do ano passado, a Prefeitura iniciou obras de pavimentação em 41 ruas de 14 bairros, além do Aeroporto Agulhas Negras, um investimento de R$ 5,2 milhões que contemplaram três ruas do Morro do Batista, cinco ruas da Alegria Velha, cinco no Santo Amaro, uma no bairro Vicentina, duas no distrito de Engenheiro Passos, cinco na Morada da Barra, duas na Barra I, todas as oito ruas do bairro Jardim do Sol, duas ruas na Itapuca, uma no Morro do Cruzeiro, uma na Rua Fausto Diniz, e duas no Cabral.

Segundo o secretário de Obras, essa ordem de serviço, assinada em setembro, previa um prazo de 15 meses para a execução dos serviços e nos últimos dias já foi concluída a pavimentação da rua Hércules Nogueira, entre a Avenida Riachuelo e a Rua Narcisa Amália, no bairro Nova Liberdade. São 250 metros de rua que receberam toda a infraestrutura. Atualmente os serviços estão sendo realizados na Rua Doutor Jorge Miguel Jaime, na Vila Central, e na Travessa Santa Inês, no Morro do Cruzeiro.

- Os dois contratos contemplam ruas que há muitos anos não recebiam investimentos. Muitas delas nunca receberam obras de infraestrutura. Os locais que receberem os investimentos foram escolhidos com base em solicitações feiras pela população através da Ouvidoria Geral do Município, por indicação da Câmara de Vereadores e também levando em conta o planejamento da Prefeitura, iniciado em 2009 - salientou Rubens Almada.

Palavras chaves: OBRAS