19/09/2012

Prefeitura anuncia reforma da Escola Municipal Rio Preto

Obras da Educação continuam a todo vapor

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende anunciou nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, que vai reformar a Escola Municipal Rio Preto (Pedra Selada). O processo de licitação da obra já foi iniciado. Segundo o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, também está em fase de preparação de orçamento para licitação a construção de uma nova creche na Cidade Alegria, na Avenida Perimetral Norte.

Além disso, a Secretaria de Educação está finalizando obras em seis unidades de ensino municipais: Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Escola Municipal Bairro Cabral (foto), Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e as creches da Morada do Contorno e da Morada da Barra. Há cerca de um mês a Prefeitura concluiu as obras de reforma da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro).

- A creche da Morada do Contorno está quase pronta. Na Morada da Barra, a empresa já realizou a terraplenagem e iniciará as fundações nesta semana. Vamos também iniciar ainda este ano a creche da Cidade da Alegria. As três unidades contam com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Cada uma custará R$ 2 milhões, sendo que R$ 500 mil são de contrapartida da Prefeitura - explicou o secretário.

No Colégio Municipal Getúlio Vargas, as obras já estão em fase de acabamento e serão concluídas no final deste mês. Desde o mês de março deste ano, a unidade está recebendo reforma geral e climatização, um investimento da Prefeitura da ordem de R$ 547.037,79. Essa obra, esperada pela comunidade há mais de 10 anos, beneficiará cerca de três mil estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio.

O projeto de reforma do Getúlio Vargas inclui a colocação de telhas termoacústicas no telhado, com o objetivo de solucionar o problema de aquecimento e isolar o som proveniente de outros ambientes, e a instalação de uma subestação de energia elétrica própria para atender 82 aparelhos de ar condicionado, que estão sendo colocados nas salas de aula e nas dependências da secretaria.

Nas salas de aula, também estão sendo feitos os serviços de pintura e revisão de forros, além da troca do piso dos corredores de acesso. O projeto de reforma inclui também reparos nas paredes do corredor que dá acesso ao refeitório, à biblioteca e ao laboratório de informática. A área externa, por sua vez, está recebendo a pintura do muro e a drenagem no entorno da quadra esportiva.

Já na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, as obras de reforma preveem: pintura geral interna e externa, reforma da cozinha, reforma dos banheiros e adaptação para atender deficientes físicos, revisão geral da parte elétrica e hidráulica, troca de portas e janelas por esquadrias de alumínio, impermeabilização e isolamento da laje, além de colocação de grades e drenagem das calhas visando acabar com as infiltrações. O valor investido é de R$ 148.779,24. A unidade atende a 121 estudantes da zona rural do município, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Na Escola Municipal Bairro Cabral, que atende 654 estudantes da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, estão sendo construídos uma nova sala de aula e um novo pátio coberto em estrutura metálica. Os banheiros estão sendo reformados para proporcionar acessibilidade aos deficientes físicos, além de pintura interna e externa, revisão da rede elétrica e hidráulica, entre outras melhorias. O investimento da Prefeitura na reforma dessa unidade é de R$ 159.093,33.

A Escola Maria Dulce Freire Chaves está recebendo aparelhos de ar condicionado do tipo split em todas as salas de aula, reforma de toda a cozinha, pintura interna e externa, revisão hidráulica e elétrica, reforma geral dos banheiros com acessibilidade para deficientes físicos, entre outros serviços. A obra está orçada em R$ 368.838,53. Serão beneficiados 276 estudantes, da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

Desde 2009, a Prefeitura já entregou à população as obras de reforma geral das escolas municipais João Rodrigues (Vila da Fumaça), Julieta Botelho (Vila Julieta), Centro de Educação Infantil Ângela Maria Lima (Jardim Esperança), Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e de construção da nova Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO