Obras e Serviços Públicos

21/08/2013

Obras da Avenida do Contorno devem começar em 2014

Prefeitura busca recursos junto ao governo federal

Obras da Avenida do Contorno devem começar em 2014

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende planeja para o primeiro semestre de 2014 o início das obras de construção da Avenida do Contorno, que ligará o Acesso Oeste a Bulhões e ao pólo industrial do município, na Rodovia Presidente Dutra. O projeto de lei, autorizando a Prefeitura a obter empréstimo junto ao Ministério das Cidades, no valor de R$ 60 milhões, já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, dia 15.

A obra está inserida no PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), dentro da modalidade de Pavimentação e Qualificação. Pela lei aprovada, o município deverá entrar com uma contrapartida de R$ 4 milhões. Os recursos provenientes do Governo Federal serão parcelados em 20 anos.

Segundo o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, o objetivo principal deste projeto é desafogar o trânsito na área central da cidade, que atualmente é atendida por duas pontes sob o Rio Paraíba do Sul.

- O município está em pleno desenvolvimento econômico com a chegada de novas empresas. Precisamos criar alternativas pensando neste crescimento, cuidando para que a estrutura da cidade atenda as novas demandas - ressalta o secretário.

O projeto da Avenida do Contorno prevê a pavimentação de 15 quilômetros de estrada, com quatro pistas, e a construção de três pontes sob o Rio Paraíba do Sul, o Ribeirão Raso (Bulhões) e o Rio Sesmarias. O trajeto parte da Avenida Francisco Fortes Filho, no Acesso Oeste, cortando vários bairros, entre eles, Cidade Alegria, região do Manejo, Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Vila Vicentina, Surubi, Bulhões e Morada da Barra, até desembocar na Rodovia Presidente Dutra, próximo à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O projeto técnico da obra foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e encaminhado ao Ministério das Cidades. Já a avaliação financeira está sendo enviada pela Prefeitura à Secretaria do Tesouro Nacional.

A expectativa é de que a liberação dos recursos seja confirmada no final de outubro. Já as obras deverão começar no primeiro semestre de 2014. O prazo para entrega será de 24 meses, ou seja, no final de 2015.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip, autor dos projetos, em 30 anos, não houve grandes obras viárias no município de estruturação do crescimento da população e do polo industrial de Resende.

- Essa preocupação em criar novos acessos e interligar bairros é primordial para facilitar a mobilidade das pessoas e melhorar o trânsito - defendeu o arquiteto.

Paralelo à construção da Avenida do Contorno, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a construção de um viaduto sob à Via Dutra, na altura de Penedo. O projeto também faz parte do novo sistema viário da cidade e vai permitir quem vem pela Rodovia no sentido São Paulo a entrar em Resende pelo Acesso Oeste.

Palavras chaves: OBRAS