01/07/2011

Obra do Hospital da Mulher está em andamento e será concluída no mês de agosto

Prefeitura está construindo a unidade médica ao lado da APMIR

Obra do Hospital da Mulher está em andamento e será concluída no mês de agosto

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em mais uma realização da Prefeitura com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento oferecido à população na área da saúde, a obra do  Hospital de Mulher (foto) deverá estar concluída em agosto.

A nova unidade de saúde – que será interligada ao prédio da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende) – já está sendo construída pela administração municipal na Rua Pintor Nunes de Paula, no Centro de Resende, na área onde por muitos anos funcionou o extinto SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

O prédio vem sendo reformado e recebendo a recuperação do telhado e a eliminação de pontos de infiltrações, trabalhos de pintura geral, além de reorganização do espaço interno, através da realização, entre outras ações, de serviços de alvenaria e cobertura com laje pré-moldada.

A unidade, cujo investimento é de aproximadamente R$ 413 mil, terá seis consultórios médicos, duas salas para exames de ultrassonografia, uma destinada ao atendimento de fisioterapia, uma área de acolhimento e outras dependências.

Lembrando que o Hospital da Mulher foi um dos compromissos assumidos pela atual administração do Município na área da saúde pública, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirma que “a unidade não vai ser utilizada apenas para o  atendimento médico, mas também como um espaço onde serão desenvolvidas campanhas educativas e de prevenção”.

O Hospital da Mulher terá atendimentos especializados na área de ginecologia e obstetrícia de alto risco.

Outro serviço oferecido será o de planejamento familiar, por meio das cirurgias de laqueadura tubária e inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU). Os homens que desejarem realizar cirurgias de vasectomia também serão atendidos no local.

Haverá ainda uma equipe formada por assistente social, psicóloga e uma fisioterapeuta encarregada do atendimento exclusivo às pacientes submetidas a mastectomia (retirada da glândula mamária).

Atualmente, o atendimento especializado às mulheres pela Prefeitura é oferecido por meio da Casa da Mulher, na rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco.

Por mês, cerca de 400 pacientes são atendidas na unidade. Para isso, elas devem ser encaminhadas pela rede básica de saúde.

Com a construção do Hospital da Mulher, Rechuan destaca a importância no sentido de ampliar as ações desenvolvidas pela Prefeitura no setor.

- Em dois anos e meio de trabalho, a nossa administração construiu e reformou unidades de saúde, ampliou o volume de recursos repassados para a Santa Casa e a APMIR, reforçou a frota de veículos destinada ao atendimento dos pacientes, promoveu diversas melhorias no Hospital de Emergência, aumentou o número de profissionais e vem intensificando cada vez mais o trabalho de prevenção, inclusive no combate à Dengue. Com a obra do Hospital da Mulher, que é uma realidade em Resende, estamos mostrando mais uma vez o quanto tem sido significativo o volume de obras e serviços executados pelo nosso governo com o objetivo de garantir uma assistência médica e odontológica do jeito que a população tem direito e merece – afirmou Rechuan.

Palavras chaves: SAÚDE