15/09/2010

Obra da UPA na Grande Alegria entra numa nova etapa

Prefeito acompanha colocação de vigas e placas de concreto

Obra da UPA na Grande Alegria entra numa nova etapa

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em 20 meses – de janeiro do ano passado a agosto deste ano – a Prefeitura iniciou a realização de obras e serviços na rede municipal de saúde responsável pelo atendimento dos moradores dos bairros que formam a região da Grande Alegria.

No começo do ano passado, a realização destes investimentos foi definida como uma prioridade do setor pelo prefeito José Rechuan (DEM), “principalmente porque, nos anos anteriores, o volume de ações na área de saúde não acompanhou o crescimento do número de habitantes da região”.

Formada por pelo menos nove bairros, a Grande Alegria tem aproximadamente 40 mil habitantes, o que corresponde a cerca de um terço da população total de Resende.

Entre as obras iniciadas na região está a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cuja implantação em Resende foi possível graças a mais uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.

Numa das audiências realizadas entre Rechuan e o governador Sérgio Cabral (PMDB) em 2009, no Rio de Janeiro, o prefeito destacou a importância da unidade para melhorar ainda mais o atendimento de emergência em Resende.

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de setembro, Rechuan acompanhou pessoalmente a execução de mais uma etapa da obra – a colocação de vigas e placas de concreto (foto). A UPA está sendo construída na Avenida Três, bairro Nova Resende, próximo à entrada da Cidade Alegria.

Iniciadas no mês de agosto, as obras da UPA representam investimentos da ordem de R$ 2, 6 milhões. A unidade está sendo considerada pela Secretaria Municipal de Saúde como de importância fundamental para diminuir a demanda no Hospital Municipal de Emergência, que atualmente concentra todos os atendimentos de urgência da cidade, “além de oferecer um atendimento mais rápido aos moradores da Grande Alegria”.

A UPA deverá atender uma população em torno de 50 mil habitantes, com assistência médica de urgência, exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas.

Ela irá contar com seis médicos, entre pediatras e clínicos gerais, e de 13 a 20 leitos, além de uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à disposição por 24 horas. A capacidade de atendimento diário da unidade será de 300 a 450 pacientes.

Palavras chaves: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA