29/03/2011
Obra da galeria de águas pluviais entra na reta final
Prefeitura investe recursos próprios em serviços de infra-estrutura
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Iniciadas no ano passado pela Prefeitura, com recursos próprios do Município, as obras de construção da galeria de águas pluviais entre o Loteamento Mirante das Agulhas e a entrada da Cidade Alegria (foto) entram esta semana na reta final.
A previsão é de que o serviço esteja totalmente concluído até o fim de abril. A fase final da obra prevê o encerramento dos serviços de escavação e a colocação das manilhas com um metro e meio de diâmetro, num trecho de 140 metros.
Os investimentos totais na obra estão orçados em aproximadamente R$ 500 mil.
Nas etapas anteriores da obra, a Prefeitura realizou a colocação da tubulação e a instalação das caixas coletoras de concreto, no trecho localizado entre a Avenida Coronel Antônio Esteves (Morada da Colina) e o canal central da Cidade Alegria, totalizando 800 metros de extensão.
Com a realização deste trabalho, a Prefeitura pretende diminuir os riscos de inundação durante o período das chuvas, aumentando dessa maneira as condições de segurança, principalmente dos moradores da Cidade Alegria, que em anos anteriores eram afetadas diretamente por este problema.
- Esta é, sem dúvida, uma grande obra e que vai melhorar muito a qualidade de vida de centenas de famílias. Trata-se, portanto, de uma realização de grande alcance social. Consciente dos riscos enfrentados pelos moradores na época dos temporais, a Prefeitura não mediu esforços e destinou recursos públicos para tornar este serviço uma realidade o mais rápido possível. O andamento dos trabalhos depende das condições do tempo, mas faremos de tudo para concluí-los até o final de abril – disse o secretário municipal de Obras, Rubens Almada.
Já com relação às obras de canalização do córrego localizado às margens da Avenida Rodolfo Annechino, na divisa entre os bairros Surubi Velho e Novo Surubi, os trabalhos foram encerrados há alguns dias pela Prefeitura, que também aplicou verbas do próprio orçamento municipal na realização do trabalho.
O valor da obra ficou em torno de R$ 350 mil. A falta de canalização era um dos problemas que causavam alagamentos no bairro, afetando diretamente as famílias residentes nas proximidades. O trecho canalizado foi de aproximadamente 500 metros.
- A prevenção é uma arma de grande valor contra possíveis transtornos na época das chuvas. Estes serviços deveriam ser feitos há muito tempo, mas infelizmente eles só vieram a ser realizados em nossa administração. Isso porque o comprometimento do nosso governo é com o bem-estar da população de Resende e a eficiência das obras de infra-estrutura. Uma galeria de águas pluviais e a canalização de águas pluviais são obras que não aparecem tanto como uma escola ou um posto de saúde. Mas elas são de fundamental importância para o dia-a-dia dos moradores. Nós temos esta consciência, e estamos trabalhando muito neste sentido – disse o prefeito José Rechuan, lembrando que recentemente a Prefeitura realizou também uma operação especial de limpeza no Rio Sesmaria.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS