15/07/2011

Obra da galeria de águas pluviais é concluída pela Prefeitura

Novo serviço vai diminuir riscos de alagamentos na época da chuva

Obra da galeria de águas pluviais é concluída pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A obra da galeria de águas pluviais entre o Loteamento Mirante das Agulhas (foto) e a entrada da Cidade Alegria está praticamente concluída. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito José Rechuan (DEM). Iniciada em setembro do ano passado, a construção representou investimentos de mais R$ 600 mil em recursos próprios na área de infra-estrutura. A realização deste serviço tem como objetivo diminuir os transtornos enfrentados pelos moradores devido aos alagamentos normalmente ocorridos no período das chuvas fortes. - Esta obra passa por debaixo da rua, motivo pelo qual ela não é vista, ao contrário do que ocorre com a construção de uma escola ou de um posto de saúde. Mas só os moradores que conviveram com os problemas acontecidos no período de chuvas sabem o quanto ela é importante. A construção desta galeria de águas pluviais representa, portanto, uma demonstração do nosso comprometimento com a segurança e o bem-estar das pessoas. Nossa preocupação é verdadeiramente com a dignidade do cidadão – disse Rechuan. Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, a obra executada no Mirante das Agulhas tem 800 metros de extensão. Ela foi feita com tubulações de concreto de 800 e 1500 milímetros de diâmetro. A conclusão do serviço permitirá ainda a pavimentação da Rua João Alves de Oliveira (antiga Rua Sete), no bairro Alegria Velha. Isso porque, a canalização de águas pluviais que passa sob esta via, está agora pronta para receber o serviço de pavimentação, dentro da determinação da atual administração do Município em realizar obras de asfaltamento acompanhadas da infra-estrutura necessária. O secretário também explicou que as obras de drenagem na entrada da Cidade Alegria representaram a retomada de um projeto abandonado pela administração passada, cuja paralisação agravou ainda mais os transtornos enfrentados pelas famílias residentes nas proximidades. De acordo com Rubens Almada, o projeto elaborado no governo anterior “apresentava falhas de engenharia”. - Na verdade, o projeto passado mostrou ser apenas um paliativo, que não eliminaria definitivamente os riscos de problemas. A demora no andamento dos procedimentos necessários à execução deste projeto fez com que o Município perdesse a verba federal de R$ 400 mil. Diante da necessidade da nova galeria de águas pluviais, a administração do prefeito José Rechuan relacionou a realização desta obra como uma das suas prioridades, e a colocou em prática com recursos próprios. Hoje, a construção é uma realidade – disse o secretário.
Palavras chaves: GRANDE ALEGRIA