09/10/2019
NÚCLEO DE HEMOTERAPIA MUNICIPAL DE RESENDE OBTÉM LICENÇA DE FUNCIONAMENTO
Documento regulariza situação do Hemonúcleo, além de garantir mais credibilidade aos usuários e certificar a qualidade dos serviços prestados
Crédito: Carina Rocha
Mais uma conquista para a Saúde do Município de Resende e, desta vez, é no Núcleo de Hemoterapia Municipal. O Hemonúcleo, anexo ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, acaba de consolidar a aquisição de sua primeira Licença de Funcionamento. O documento, que deve ser renovado anualmente, foi emitido pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, depois de 26 anos da fundação do Hemonúcleo.
Desde a fundação em 1993, o Hemonúcleo operava a partir de protocolos obtidos todo ano. Pela primeira vez, com a apresentação de toda a documentação exigida, o Núcleo de Hemoterapia conseguiu a licença, que garante mais credibilidade aos usuários e certifica a qualidade dos serviços prestados. Para a obtenção da Licença de Funcionamento, foi aberto um processo na Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio. A portaria da concessão de licença foi publicada nesta segunda-feira, dia 7, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Doerj) nº 190.
A coordenadora-geral do Hemonúcleo de Resende, a biomédica Maria Fernanda Macedo de Aguiar, informou que a unidade realiza 170 atendimentos de doadores e transfusões por mês. Ela explicou sobre a importância da obtenção da licença para o Núcleo de Hemoterapia, que disponibiliza o estoque para toda a Região das Agulhas Negras.
— Há 26 anos em funcionamento, o Hemonúcleo atende os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Em anos anteriores, o processo para a Licença de Funcionamento, junto à Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio, era aberto, mas ficava em análise ou com alguma pendência nos trâmites. A licença é extremamente importante, pois simboliza o reconhecimento do nosso trabalho em conformidade com as exigências da Vigilância Sanitária. O Núcleo de Hemoterapia salva muitas vidas e a licença é apenas uma confirmação da excelência nos serviços prestados. O documento transmite mais confiabilidade à população, além de certificar a qualidade dos atendimentos – reforçou a coordenadora-geral.
Vale lembrar que, recentemente, a Prefeitura de Resende, por meio do Hemonúcleo, criou uma plataforma digital que fornece informações sobre as necessidades do estoque de cada grupo sanguíneo. A plataforma, que é atualizada quinzenalmente, está disponível no site oficial da governo municipal e pode ser acessada a partir do link http://resende.rj.gov.br/hemonucleo ou, ao final da página institucional, o usuário deve clicar em: Mapa do Site > Serviços > Hemonúcleo. Além dos dados sobre o estado do estoque do Núcleo de Hemoterapia, o site também viabiliza o fácil acesso à autorização de doação de sangue para os menores de idade, que deve ser preenchida e entregue no ato de solidariedade. A página ainda contém orientações para os interessados em doar sangue.
Palavras chaves: HME; Hemoterapia