Resende

18° Min24º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

02/02/2023

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE RESENDE TEM CALENDÁRIO COM 5 ATIVIDADES PARA FEVEREIRO 

Atividades são voltadas para profissionais da saúde da rede municipal e buscam levar ainda mais qualificação e atualização sobre temas variados 

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE RESENDE TEM CALENDÁRIO COM 5 ATIVIDADES PARA FEVEREIRO 

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, continua promovendo palestras, capacitações e campanhas com o objetivo de atualizar e reforçar os conhecimentos do corpo de profissionais da área da saúde. O NEPS divulgou o cronograma para o mês de fevereiro com 5 atividades, que abordam temas variados, como o acolhimento à população LGBTQIAP+, a campanha do ‘Fevereiro Laranja’ e a sensibilização para abordagem ao fumante.  

A primeira atividade do NEPS, de acordo com a coordenadora Mariane de Paulo Gomes, acontece no próximo dia 7, às 14h, abordando a importância da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na sensibilização durante o atendimento ao fumante. A atividade acontece de maneira online, através da plataforma Google Meet. 

O cronograma continua no dia 8, com uma palestra sobre o acolhimento à população LGBTQIAP+. Já no dia 9, a temática será a campanha ‘Fevereiro Laranja - Conscientização e enfrentamento à Leucemia’. No dia 14, a atividade será voltada para médicos, com a temática da relação médico e paciente. E no dia 28, a atividade terá como tema “Mecanismo de instalação da dependência química, abordagem e plano terapêutico”, em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. 

De acordo com a coordenadora do NEPS, Mariane de Paula Gomes, as atividades propostas e agendadas pelo NEPS fazem parte do rol de atividades e indicadores do e-SUS, uma estratégia criada para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. O que torna ainda mais importante a participação dos profissionais.   

- O trabalho não para no NEPS e estamos sempre nos atualizando para trazer o que há de mais moderno e atual nas temáticas sobre saúde pública. Em 2023, muita novidade está por vir e vamos fortalecer e atualizar nosso corpo de profissionais da saúde pública, que é de muita qualidade. Além desses profissionais, quem recebe os reflexos dessa dedicação é a população – explicou a coordenadora.   

Confira o calendário completo:  

07/02 - Sensibilização para abordagem ao fumante. 

Público-alvo: ACS 

Local: Plataforma Google Meet (on-line) 

Horário: 14h 

Palestrante: Bárbhara Helena Oliveira dos Santos (Enfermeira, Coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo).          

  

08/02 – Acolhimento à população LGBTQIAP+. 

Público-alvo: Recepcionistas (Santa Casa, Policlínicas e Hospital de Emergência Henrique Sergio Gregori)  

Local: Auditório da APMIR 

Horário: 14h 

Palestrante: Equipe do Ambulatório Municipal de Atenção Integral em Saúde LGBTQIAP+ de Resende.                                                                                     

  

09/02 - Fevereiro Laranja - Conscientização e enfrentamento à Leucemia. 

Público-alvo: Enfermeiros 

Local: Auditório da APMIR 

Horário: 14h 

Palestrante: Eric Albuquerque Pena (Mestre em oncologia Clínica pelo INCA; Pós-graduação em hemoterapia pelo Hemorio/RJ; Hematologista e hemoterapia pelo INCA. Clínica médica pela HUCCF/UFRJ). 

  

14/02- Relação médico e paciente. 

Público-alvo: Médicos 

Local: Auditório da OAB 

Horário: 14h 

Palestrante: Wilson dos Santos (Presidente da comissão de direito médico da OAB/RJ). 

  

28/02- Mecanismo de instalação da dependência química, abordagem e plano terapêutico (em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo). 

Público-alvo: Equipe Multiprofissional 

Local: Auditório Câmara Antiga 

Horário: 14h 

Palestrante: Ary Carlos Spacoski da Silva (Enfermeiro; Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e meio Ambiente; Docente do UNIFOA e UNIG; Atuação: Corpo de Bombeiros Militar do RJ).   

Palavras chaves: NEPS Saúde Educação
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados