20/01/2022
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA AGENDA DE JANEIRO
Palestra direcionada para profissionais da saúde abordará sobre Janeiro Branco
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), segue com as atividades de palestras e capacitações, visando à atualização de conhecimentos e ao aperfeiçoamento dos profissionais da área da Saúde do Município. O serviço da gestão municipal tem uma agenda para o mês de janeiro, que será cumprida com o suporte de plataforma digital.
No dia 21 de janeiro, será realizada a palestra “Janeiro Branco: O acolhimento ao paciente em sofrimento psíquico na Rede de Assistência à Saúde”, ministrada por Wesley Abel, coordenador da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) de Angra dos Reis. O palestrante também é especialista em Saúde da Família com ênfase em Saúde Mental pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e em Gestão da Clínica. O encontro será às 14h, por meio da plataforma digital Google Meet. Os fisioterapeutas, os odontólogos e os demais Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que tiverem interesse e disponibilidade, são público-alvo desta palestra.
Segundo a coordenadora do Neps, Mariane de Paula Gomes, as atividades propostas e agendadas pelo Núcleo fazem parte da programação de atividades e indicadores do e-SUS, uma estratégia criada para reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde em nível nacional.
— Todo mês, a equipe do Neps busca identificar os temas mais pertinentes e fundamentais para proporcionar atualizações, integração, padronização e humanização entre os profissionais da rede. Devido à pandemia da Covid-19, as plataformas digitais são ferramentas para alcançar a maior parte de profissionais possível, que serão multiplicadores da ideia. Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus, também foi viável retornar com as ações presenciais, sempre obedecendo às medidas de segurança sanitária. Com profissionais mais preparados e novos conhecimentos, podemos modernizar cada vez mais toda a rede, além disso tudo refletir em atendimentos de qualidade à população. A abordagem desta agenda será sobre o Janeiro Branco, campanha de conscientização que visa discutir políticas públicas sobre Saúde Mental com maior amplitude. Ter uma boa saúde mental não é somente a ausência de doenças mentais, o conceito mais amplo define como um estado de bem-estar no qual o indivíduo passa a lidar melhor com os estresses cotidianos e suas emoções e consegue perceber suas habilidades para isso – reforça.
As inscrições são realizadas por intermédio do “formulário de inscrição do Neps”, que é liberado mensalmente com todas as atividades propostas. Os links para ingressar nas atividades são liberados aos profissionais meia hora antes do horário agendado para as ações.
Confira o cronograma:
21/01 – Janeiro Branco: O acolhimento ao paciente em sofrimento psíquico na Rede de Assistência à Saúde.
Público-alvo: Fisioterapeutas e Odontólogos e demais Profissionais da APS que tiverem interesse e disponibilidade.
Local: Plataforma Google Meet.
Horário: 14h
Palestrantes: Wesley Abel (Coordenador da RAPS de Angra dos Reis; Especialista em Saúde da Família com ênfase em Saúde Mental – UERJ; Especialista em Gestão da Clínica – IEP).
Palavras chaves: Neps, Janeiro Branco, Palestra, Profissionais Da Saúde