11/08/2011

Novos números mostram ampliação dos exames de alta complexidade em Resende

Balanço da Prefeitura aponta crescimento também dos exames de laboratório

Novos números mostram ampliação dos exames de alta complexidade em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura ampliou o número de exames disponibilizados à população por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente os procedimentos considerados de alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, que são contratados junto à rede particular.

Atualmente, o paciente espera no máximo 30 dias para a realização de exames.

Para alcançar esse resultado, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de vagas. Segundo um balanço divulgado neste mês, o número de exames de mamografias, por exemplo, cresceu de 899 em 2008 para 2.981 no ano seguinte (2009), chegando a 3.148 exames realizados no ano passado (2010).

No caso deste serviço, a Prefeitura contratou mais um profissional, o que contribuiu diretamente para a ampliação da oferta do exame, que é considerado fundamental na prevenção da saúde da mulher.

Para o ano de 2011, a Secretaria Municipal de Saúde também vai aumentar a oferta dos exames laboratoriais de sangue em 30 por cento, o que acontecerá por meio da assinatura de um novo contrato para o serviço.

Em 2009, foram feitos 212.007 exames laboratoriais na rede municipal de saúde e ano passado este número já alcançou 243.537.

A Secretaria de Saúde espera também aumentar neste ano a oferta dos exames de ressonância magnética, que passarão de 16 vagas por mês para 30 vagas previstas no novo contrato. No ano passado, foram realizados 193 exames comprados pela Prefeitura, contra 88 realizados em 2009.

Palavras chaves: SAÚDE