Obras e Serviços Públicos

30/08/2012

Novo terminal rodoviário da Praça da Concórdia fica pronto nesta semana

Novos abrigos são mais amplos e confortáveis

Novo terminal rodoviário da Praça da Concórdia fica pronto nesta semana

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e da Superintendência de Transporte e Trânsito, conclui até este sábado, dia 1º de setembro, as obras de revitalização da Praça da Concórdia, no Centro, quando será finalizada a obra do novo terminal rodoviário dos ônibus das linhas urbanas que fazem parada entre o antigo Fórum e o Mercado Popular.

- Os ônibus, cujos pontos foram transferidos para a Rua Paul Harris em abril deste ano, retornam para a Praça da Concórdia à meia-noite de domingo - anuncia o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, destacando que com a entrega do terminal os passageiros desfrutarão de abrigos mais amplos e mais confortáveis.

O secretário explicou que o novo abrigo, construído em estrutura metálica, tem uma cobertura de 56 metros de extensão por oito metros e meio de largura, que cobre também os coletivos, ao pararem no local, protegendo os passageiros principalmente nos dias de chuva.

Atualmente, a empresa responsável pelas obras da Praça da Concórdia, a TPK Terraplenagem, está encerrando os serviços de drenagem; recuperação asfáltica no trecho onde fica localizado o terminal; a instalação de 11 luminárias do novo sistema de iluminação da praça, o que irá oferecer maior segurança às pessoas que frequentam a área; e a sinalização vertical com orientação aos passageiros. A Viação São Miguel também deve instalar até sábado um painel eletrônico com informações sobre as linhas urbanas e os horários de saída.

As obras de revitalização da Praça da Concórdia, iniciadas em novembro do ano passado, representam um investimento total de R$ 570 mil. Os serviços realizados foram: construção de dois banheiros públicos, novo piso com sinalização para deficientes visuais e rampas de acesso para cadeirantes, pintura externa do galpão do Mercado Popular e readequação das ruas no entorno da praça para melhorar o fluxo de veículos e facilitar as manobras dos ônibus.

Palavras chaves: TRANSPORTE E TRÂNSITO