Superintendência de Transporte e Trânsito

Novos parquímetros funcionam junto com os antigos até o dia 26

Novo sistema do Estacionamento Rotativo começa a funcionar

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura e a Tecnopark Soluções, empresa que explora o estacionamento rotativo em Resende, deram início nesta semana ao novo sistema do rotativo na cidade, que passou a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e os sábados das 9 às 13 horas, com o objetivo de adequar o sistema ao horário de funcionamento do comércio local.

O gerente de projetos da empresa, Jorge Pereira, explicou que oito novos parquímetros já foram instalados na cidade e até o final de outubro todos os equipamentos serão substituídos por aparelhos eletrônicos mais modernos que passarão a emitir o comprovante da vaga acionada (recibo), atendendo o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado junto ao Ministério Público em julho deste ano.

O novo sistema traz algumas inovações e promete agilizar e facilitar o acesso dos usuários que estacionam nas vagas destinadas ao rotativo na cidade. A partir de agora, eles podem cadastrar seus celulares pela internet, através do site www.digipare.com.br, efetuar um cadastro e baixar o aplicativo Digipare, que lhe permitirá comprar horas de estacionamento, consultar seu saldo, realizar movimentações pela internet e ter acesso ao recibo do pagamento.

- A vantagem é que com esse sistema o usuário terá maior controle quanto ao uso do tempo e mais rapidez também, uma vez que ele não precisa ir até a máquina para adicionar crédito, podendo fazer isso direto de seu celular por meio do aplicativo. Outra vantagem é a forma de pagamento, que pode ser feita por meio de cartão de crédito ou débito ou boleto bancário - explicou Jorge.

As ações de modernização do sistema incluem a troca dos antigos parquímetros por equipamentos mais modernos, que farão a emissão dos recibos. Até o momento, oito parquímetros já foram instalados na Rua Coronel Brasiel, na Avenida Nova Resende, na Praça Oliveira Botelho, na Rua 29 de Setembro, Rua Nicolau Rizo, Rua Francisco Villaça e na Rua Ademar A. Vianna. Os antigos parquímetros irão funcionar normalmente até o dia 26 de setembro, quando os equipamentos serão todos substituídos.

Outra novidade é que os usuários passam também a contar com 37 lojas credenciadas para a venda dos tíquetes e a recarga do Cartão Rotativo Resende. Para que o motorista se localize, em cada placa localizada no estacionamento a empresa disponibilizará a informação do local mais próximo para a aquisição do tíquete.

Com relação ao Cartão Rotativo, ele substituirá os antigos bótons e poderá ser trocado gratuitamente em qualquer loja credenciada ou com os monitores da Tecnopark. Ele funciona como um cartão de crédito, onde os motoristas podem colocar o valor desejado.

- Para quem possui o bóton, a troca será feita gratuitamente e o saldo de recarga será transferido para o novo cartão. Para os usuários que não possuem o bóton, o Cartão Rotativo pode ser adquirido a R$ 15,00. A partir de agora, não há mais devolução de tempo e nem resgate de crédito, como ocorria com a utilização do bótom – informou o gerente da empresa.

Nos parquímetros, o pagamento da vaga só poderá ser feito em dinheiro ou com o Cartão Rotativo Resende. O serviço agora passou a ser tarifado de 30 em 30 minutos. Nas máquinas, há quatro opções de tarifas: R$ 0,90 por 30 minutos; R$ 1,80 por 60 minutos; R$ 2,70 por 90 minutos; e R$ 3,60 por 120 minutos.

Já nas lojas credenciadas existe uma tarifa diferenciada de R$ 1,00 por 34 minutos; R$ 2,00 por 67 minutos; e R$ 3,00 por 120 minutos. Nas lojas credenciadas também é possível fazer a recarga de créditos no celular, mas o pagamento só pode ser feito em dinheiro nos valores de R$ 10,00, R$ 30,00 e R$ 50,00.

O estacionamento rotativo de Resende funciona atualmente nos bairros Campos Elíseos, Comercial, Centro e também na Avenida Coronel Mendes. Ao todo são 876 vagas e, segundo Jorge, o novo sistema incentiva a utilização das lojas conveniadas e da internet como principais pontos de aquisição dos tíquetes, diminuindo a quantidade de parquímetros instalados atualmente, de cerca de 70, evitando assim também o vandalismo e a depredação das máquinas.

No site da Prefeitura – http://www.resende.rj.gov.br/images/panfleto-ficou-mais-facil.pdf - os usuários podem acessar ao folder explicativo da empresa, ensinando a utilizar o novo sistema explicando o passo a passo para a ativação do tíquete, além de conferir todas as lojas conveniadas http://www.resende.rj.gov.br/comercio/mais/.

Quaisquer dúvidas podem ainda ser esclarecidas no escritório da empresa, que fica na Rua Francisco Villaça, 197, no Centro, telefones (24) 3321-5907/3321-5912.

Palavras chaves: ESTACIONAMENTO