° Minº Max

Projeto prevê ampliação de 29 para 50 câmeras em Resende

Novo sistema de monitoramento é apresentado para Gabinete de Gestão Integrada

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O novo sistema de monitoramento da cidade foi apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 25 de junho, durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGIM). No projeto que já está em andamento na Prefeitura, o número de câmeras aumentará das atuais 29 para 50, e deverá contar ainda com cinco postos avançados de monitoramento (totens) nos bairros e oito câmeras que formarão o cinturão de segurança.

O superintendente de Ordem Pública, Ney Arataú, destacou que a previsão é que o novo sistema deverá ser finalizado para entrar em operação no segundo semestre. “Estamos avançando nesses projetos de monitoramento inteligente da cidade, e temos essa proposta já andando na licitação, o que irá contribuir com a segurança dos munícipes”, comenta Ney.

Os representantes da Câmara de Dirigentes Lojista de Resende (CDL) e da Associação Comercial e Agropecuária de Resende (ACIAR) acompanharam o funcionamento do sistema em Curitiba (Paraná) e elogiaram a escolha do modelo.

- É um sistema moderno, que aproxima o cidadão com esses totens, onde será possível conversar com a Central de Monitoramento e receber informações - diz o presidente da CDL, André Amendola.

Conforme explicou o superintendente Ney Arataú, os locais de implantação das novas câmeras atenderão também as indicações de vulnerabilidade encaminhadas pelas Polícias Civil e Militar e também pelo Corpo de Bombeiros. Já os cinco postos avançados de monitoramento (totens equipados com câmeras e sistema de som) ficarão nos bairros Paraíso, Campos Elíseos, Centro (Praça Oliveira Botelho), Manejo e Acesso Oeste/Grande Alegria; além de um móvel que poderá ser levado para outros pontos.

- Dentro deste projeto, está a implantação de um Cinturão de Monitoramento, com oito câmeras que irão registrar as placas dos veículos, verificando os dados junto ao DETRAN e também da polícia, por exemplo, confrontando as placas com a de veículos roubados – explica Arataú.

Durante o encontro que reuniu representes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, ACIAR, CDL Resende e setores da administração municipal foram apresentados alguns pedidos, como uma orientação durante as blitzes realizadas nas entradas e saídas da cidade, que vêm contribuindo para retenção do trânsito nos horários de pico.

- Essas ações são importantes para coibir o crime na cidade e também para a verificação de documentação de trânsito. Mas vamos reforçar a orientação para que quando se forme retenção, o trabalho seja melhorado para liberar o tráfego de veículo – disse o comandante do 37° Batalhão da Polícia Militar, Wagner Cristiano Moretzsohn.

O encontro também tratou da segurança nas escolas, que nos últimos meses vem registrando problemas envolvendo alunos de colégios do estado. Para resolver essa questão, foi pedido um reforço policial nas rondas nas principais unidades e também foi anunciado um ciclo de Palestras de Ordem Pública e Cidade, com o apoio da Polícia Militar, para ser iniciado neste segundo semestre.

Ainda na reunião, foram apresentados dados estatísticos da Operação Cidade Limpa, que visa a retirar carros abandonados das ruas; números de ocorrências registradas pela Central de Monitoramento; Operação Choque de Ordem, com verificação de poluição sonora e alvarás; além dos dados de segurança produzidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA