04/01/2010

Novo presidente do EDUCAR já teve trabalho reconhecido pelo Estado

José Marques se destacou também por projeto voltado à preservação ambiental

Novo presidente do EDUCAR já teve trabalho reconhecido pelo Estado

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Diretor do Núcleo de Convênios da Prefeitura de Resende, o professor José Marques, 40, assume neste mês de janeiro a presidência do EDUCAR (Instituto de Educação do Município). A mudança foi decidida pelo governo municipal devido à transferência da atual presidente do instituto, Bianca Pena, para a Superintendência Especial de Eventos e Integração da Prefeitura, setor ligado diretamente ao gabinete do prefeito. Entre os eventos cuja realização caberá à Coordenadoria estarão inaugurações de obras, implantação de serviços à comunidade e realização de encontros oficiais, além de outras ações. A captação de recursos federais, através da elaboração de projetos encaminhados aos setores competentes da União, foi um dos trabalhos realizador por Marques (foto) no Núcleo de Convênios, desde janeiro deste ano. Entre os resultados positivos alcançados através deste trabalho esteve a liberação de recursos que garantiram o início das obras de dois ginásios esportivos, sendo um na Cidade Alegria e o outro no Surubi; a construção do novo módulo do Programa Saúde da Família da Baixada da Olaria; e a obra de um novo posto de saúde na região do Surubi. Marques teve participação direta também no trabalho que resultou na liberação de recursos destinados à pavimentação de ruas no Parque Embaixador, bairro da região da Fazenda da Barra. Estas obras serão realizadas em parceria com o Governo do Estado. Durante a gestão de José Marques no cargo de diretor do Colégio estadual João Maia, a unidade foi agraciada pelo Governo do Estado com o prêmio por excelência de gestão. No exercício da direção do colégio, ele implantou também a Jornada de Educação Ambiental, iniciativa através do qual alunos da unidade passaram a ser capacitados todo ano para trabalhar pela preservação do meio ambiente, “tornando-se agentes multiplicadores das ações nesta área”. A implantação da iniciativa valeu ao colégio a concessão de uma Moção de Louvor pela Câmara Municipal de Resende. - A nossa meta assumindo a presidência do EDUCAR é reforçar o trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. A experiência adquirida no setor de ensino ao longo dos anos certamente vai ser importante na realização das ações inerentes ao Instituto – disse Marques. A implantação de diversos programas de inclusão social, entre eles o “Terceira Idade Ativa”, “Segundo Turno” e “Academia de Ginástica para Idosos”, foi uma das ações colocadas em prática este ano por Bianca Pena no EDUCAR. Juntos, os três programas atendem milhares de pessoas de diversos bairros do Município desde a infância até a terceira idade com atividades recreativas, esportivas e culturais. Ela reafirmou a importância destas iniciativas para a melhoria da qualidade de vida da população. - Em 2010, a administração do prefeito José Rechuan vai fortalecer ainda mais estes programas com o objetivo de continuar oferecendo condições de uma vida mais saudável aos moradores de Resende. Os três programas, inclusive, contribuíram de forma direta para que a Prefeitura conquistasse este ano em Brasília o troféu Mérito Municipalista, da Associação Brasileira de Municípios – declarou Bianca.
Palavras chaves: MUDANÇA