10/04/2012

Novo posto de saúde da Fazenda da Barra I será inaugurado neste sábado

Entre janeiro e abril, Prefeitura entregou seis unidades de saúde à população

Novo posto de saúde da Fazenda da Barra I será inaugurado neste sábado

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, inauguram neste sábado, dia 14, às 10 horas, as obras de reforma e ampliação da unidade do Programa Saúde da Família do bairro Fazenda da Barra I (foto). Este posto é responsável pelo atendimento de quase dois mil moradores, o que corresponde a 400 famílias cadastradas na unidade.

As melhorias realizadas pela Prefeitura no posto incluíram a troca das instalações elétricas e hidráulicas, reparos no telhado, pintura, adequação do espaço interno e reforma em geral. A recepção também recebeu a instalação de aparelhos de ar condicionado e de televisão.

Além desses serviços, foram construídas mais três salas, sendo uma para atividades na área de educação em saúde, outra para fisioterapia e a terceira destinada à Central de Esterilização. As obras começaram no ano passado e custaram em torno de R$ 117 mil.

O módulo do Programa Saúde da Família da Fazenda da Barra I conta com quatro agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, uma recepcionista e um fisioterapeuta, entre outros profissionais. Os outros dois postos de saúde da região da Fazenda da Barra - Barra II e Barra III - foram reformadas e entregues aos moradores no ano passado.

Esta será a sétima obra na área de saúde inaugurada em 2012 pela Prefeitura, totalizando cerca de R$ 2 milhões em investimentos no setor. Desde o início do ano, a Prefeitura já entregou as seguintes unidades à população: Fábrica de Óculos, reforma da Unidade Básica de Saúde da Grande Alegria, Centro de Especialidades Odontológicas da Cidade Alegria, Ambulatório Especializado da Mulher, Hospital da Criança e reforma da recepção do Hospital de Emergência.

As outras obras em andamento na rede municipal de saúde totalizam mais de R$ 2,3 milhões em investimentos com o objetivo de ampliar as melhorias no atendimento médico à população. A construção dos módulos do Programa Saúde da Família do Nova Alegria e do Bairro Cabral, está na fase final. A Prefeitura está concluindo neste mês as instalações internas da unidade médica da Nova Alegria e já iniciou as obras externas deste posto. Um total de 2.440 moradores vai ser atendido no bairro.

Com a construção de mais uma unidade médica no Bairro Cabral, os cerca de cinco mil pacientes assistidos atualmente pelo posto já existente na comunidade serão divididos entre os dois locais. A unidade hoje em funcionamento foi reformada pela administração do prefeito José Rechuan. As obras de melhorias foram inauguradas no dia 23 de dezembro de 2009.

A Prefeitura planeja inaugurar em maio o novo posto de saúde do Morro do Cruzeiro, onde hoje o serviço é prestado em um imóvel alugado. As obras de construção do novo posto se encontram em andamento, assim como os trabalhos de construção do posto de saúde da Liberdade e de reforma da unidade médica da Vila Vicentina. No caso da Vila Vicentina, além de melhorias nas instalações atuais, o posto ganhará uma área anexa para o atendimento exclusivo dos moradores do bairro Santo Amaro.

Palavras chaves: REFORMA E AMPLIAÇÃO