30/06/2011

Novo Plano Diretor propõe ações para o desenvolvimento do turismo

Projeto cria também condições favoráveis à expansão urbana

Novo Plano Diretor propõe ações para o desenvolvimento do turismo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Planejamento apresenta nesta sexta-feira, dia 01 de julho, no auditório da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o resultado da Revisão do Plano Diretor do Município, realizado com assessoria da PUC (Pontifícia Universidade Católica), dentro do convênio firmado entre a Prefeitura, a Petrobrás e a instituição de ensino.

Segundo o titular da Secretaria de Planejamento, Alfredo de Oliveira, a revisão do atual Plano Diretor foi iniciada em março e o resultado será apresentado amanhã aos secretários municipais, presidentes de fundação e autarquias da administração municipal.

O prefeito José Rechuan (DEM) participará do encontro, que acontece de 15 às 17 horas. Antes, no entanto, às 10 horas, a proposta será apresentada também ao Comitê Técnico do CONCIDADE (Conselho Municipal da Cidade).

- Desde março foram realizadas seis oficinas de avaliação do diagnóstico do Plano Diretor e outras duas oficinas de elaboração do trabalho final. Cada etapa concluída teve a aprovação do Comitê Técnico do CONCIDADE, que é formado pelos membros do conselho, por representantes da Câmara Municipal, do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e do CREA (Conselho Regional de Engenharia) - explicou o secretário, acrescentando ainda que a proposta estimula também o fortalecimento do turismo (foto), da indústria e do comércio.

Alfredo explicou ainda que, no resultado final a ser apresentado nesta sexta-feira, ainda cabem sugestões e alterações que poderão ser propostas pelos secretários e, numa etapa posterior, pela população.

Isso porque a revisão também será debatida com os segmentos organizados da sociedade e os moradores de Resende, durante a realização da uma audiência pública, cuja data, local e horário ainda vão ser divulgados. Esta audiência acontecerá antes do encaminhamento do projeto de lei à Câmara de Vereadores.

A proposta do novo Plano Diretor traz algumas novidades propostas pela PUC a fim de criar condições para o desenvolvimento sustentável do Município, como a ampliação do perímetro urbano, com áreas planas, até a divisa do município de Quatis.

Dentro do projeto, foram propostas ainda outras mudanças, entre elas a criação de novas áreas industriais na região de Bulhões; e uma macrozona de interesse urbano ambiental, que prevê um grande parque ecológico desde os limites do Residencial Monet até o Rio Pirapetinga, na região da Fazenda da Barra.

- O Plano prevê a criação de uma macrozona urbana condicionada, porque entendemos que o crescimento e as expansões imobiliárias no lado Oeste da cidade, onde está localizada a região do Parque Ipiranga, deve ser ordenada. Outro objetivo é estimular o crescimento da cidade aproveitando os vazios urbanos, que, aliás, representa uma proposta indicada pelo Estatuto das Cidades - salientou Alfredo de Oliveira.

Palavras chaves: CRESCIMENTO ORDENADO