29/10/2012

Novo Plano de Mobilidade Urbana será implantado no Manejo

Avenida General Affonseca vai ganhar pista para caminhada, ciclovia e iluminação moderna

Novo Plano de Mobilidade Urbana será implantado no Manejo

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, anuncia um novo Plano de Mobilidade Urbana para o bairro Manejo, que além de alterações no trânsito, prevê ações sustentáveis, como a criação de nova malha de ciclovias que ligará a região do Campos Elíseos com a Grande Alegria. De acordo com o secretário da pasta, Ton Kneip, o projeto está em fase de finalização.

- Estamos fechando os últimos detalhes do projeto que será apresentado ao prefeito José Rechuan nos próximos dias. Com o aumento da frota de veículos na cidade é necessário avançar na questão viária, e a proposta é exatamente esta, dar sequência ao projeto Urbano Humano, iniciado em 2009 na região do Campos Elíseos - comenta o secretário Ton.

O Plano de Mobilidade Urbana do Manejo prevê a extensão do sentido de mão única na Avenida Coronel Mendes até a Avenida General Affonseca, seguindo o sentido Cidade Alegria. Já a Avenida General Affonseca passará a ser mão única, no sentido Estácio de Sá.

- Desta maneira vamos criar um grande anel viário, e essas vias também receberão ciclovias, bem como as Avenidas Governador Portela e Riachuelo - comenta o secretário de Urbanismo e Arquitetura, destacando que outras ruas também sofrerão intervenção.

Conforme explica Ton Kneip, o planejamento prevê o melhoramento das calçadas na Avenida Coronel Mendes, além da criação de ciclovia. E na Avenida General Affonseca a proposta é ampla, com a criação de um calçadão, estacionamento do tipo espinha de peixe, pontos de ônibus, pista para caminhadas, iluminação, paisagismo e ciclovia. Ele garante que as árvores que se encontram na via serão preservadas.

CICLOVIAS - Com a implementação das ciclovias nas Avenidas Coronel Mendes, General Affonseca, Riachuelo e Governador Portela, Resende passará a ter a maior ciclovia da região, formando cerca de 18 quilômetros de espaço destinado ao uso de bicicletas.

- Vamos unir as ciclovias existentes atualmente na região da Grande Alegria com o Campos Elíseos, atendendo desta maneira, um grande número de moradores que se utilizam desse transporte. A proposta é seguir com o pensamento de sustentabilidade, oferecendo opções seguras para nossos moradores - conta o secretário Ton Kneip.

Palavras chaves: TRÂNSITO