° Minº Max

Vacinas serão aplicadas nos dias 18, 19 e 20 de abril para diferentes públicos

NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 É DIVULGADO PARA A PRÓXIMA SEMANA

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um novo cronograma da campanha de vacinação contra Covid-19 para a próxima semana. Nos próximos dias 18, 19 e 20 de abril as vacinas serão aplicadas em diferentes públicos e unidades de saúde.

A campanha já começa nesta segunda-feira, dia 18, com a vacinação em horário estendido para crianças e adultos. As unidades de saúde: Policlínica Manejo, Clínica da Família e ESF Paraíso estarão abertas das 17h às 20h. Serão aplicadas: primeira dose da Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos; e também a segunda dose da Pfizer pediátrica, em aquelas que foram vacinadas com a primeira até 21 de fevereiro.

Já o público adulto, maior de 18 anos recebe a vacina AstraZeneca nesta segunda-feira, nas mesmas unidades. Serão realizadas repescagens de AstraZeneca com a primeira e segunda dose para aqueles vacinados com a primeira até 21 de fevereiro; dose de reforço em munícipes a partir de 18 anos, vacinados com segunda dose da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 18 de dezembro. E ainda os idosos a partir de 80 anos e os imunossuprimidos graves, maiores de 18, vacinados com três doses até 18 de dezembro, já poderão receber a segunda dose de reforço.

Na terça-feira, dia 19, as vacinações acontecem das 9h às 12h, nos postos de saúde e Policlínica Manejo, e na Clínica da Família, das 9h às 20h. Este dia será destinado à aplicação da Coronavac em crianças a partir de seis anos, com a primeira dose e a segunda dose em aquelas vacinadas com a primeira até 22 de março. Conforme a orientação, crianças imunossuprimidas não podem se vacinar com a Coronavac.

E em paralelo a esta ação de terça-feira nos mesmos locais e horários será aplicado o imunizante Janssen para pessoas a partir de 18 anos. As equipes aplicarão primeira dose para quem ainda não se vacinou; segunda dose em munícipes vacinados com Janssen até 19 de fevereiro. Além da dose de reforço da Janssen em pessoas vacinadas com segunda da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 19 de dezembro; e segunda dose de reforço em imunossuprimidos graves a partir dos 18 anos e idosos a partir de 80 anos, ambos vacinados com terceira dose até 19 de dezembro.

Resende também vacina crianças e população a partir de 18 anos, na quarta-feira, dia 20. Ambas imunizações acontecem das 9h às 12h nos postos de saúde e Policlínica Manejo, e das 9h às 20h, na Clínica da Família. Crianças de 5 a 11 anos receberão a primeira dose da Pfizer pediátrica e a segunda dose também da Pfizer pediátrica para vacinadas com a primeira até 23/02.

Enquanto que a população a partir de 18 anos receberá na próxima quarta-feira a vacina Janssen. Serão realizadas repescagem de primeira dose para quem ainda não foi vacinado; segunda dose da Janssen em vacinados com a primeira até 20 de fevereiro; dose de reforço da Janssen em vacinados com a segunda da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 20 de dezembro. Além da segunda dose de reforço em idosos a partir de 80 anos e imunossuprimidos maiores de 18 anos, vacinados com três doses até 20 de dezembro.

-É fundamental que a população complete seu esquema vacinal para sua proteção e também de amigos e familiares. A vacinação é uma grande aliada na luta contra a Covid-19 e nossas unidades de saúde continuam aplicando as primeiras, segundas, doses de reforço e também a segunda dose de reforço nos grupos específicos. Não é necessário agendamento, basta comparecer às unidades de saúde com documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação com registro das doses - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Vacinação continua também no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso

Resende também realiza vacinação no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso na terça-feira, dia 19, das 9h às 18h. Os profissionais da unidade de saúde aplicarão primeira dose em pessoas a partir de 12 anos; segunda dose em munícipes a partir de 12 anos, que perderam a data; dose de reforço em moradores a partir de 18 anos, vacinados com duas doses até 19 de dezembro. E segunda dose de reforço em idosos a partir de 80 anos e imunossuprimidos maiores de 18 anos, ambos vacinados com três doses até 19 de dezembro.

Palavras chaves: Calendário; Vacinação