30/06/2011

Novo acesso ao Polo Industrial: uma das propostas do projeto do Plano Diretor

Prefeitura trabalha pela construção de um viaduto na região do Acesso Oeste

Novo acesso ao Polo Industrial: uma das propostas do projeto do Plano Diretor

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Outra proposta para o novo Plano Diretor, cujo projeto  está sendo elaborado pela Prefeitura em parceria com a PUC (Pontifícia Universidade Católica), é a implantação de um novo sistema viário, com a criação, entre outras melhorias, da construção de um viaduto para o Acesso Oeste, passando pela Rodovia do Contorno, que vai se tornar um eixo de integração entre as regiões centrais de Resende e a região das Barras.

Há ainda a proposta de construção de uma ponte na altura do distrito de Bulhões, ligando aquela região com a Morada da Barra, estimulando desta maneira a expansão da região Leste, onde fica o Polo industrial do Município.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento,  Alfredo de Oliveira (foto), as alterações propostas no sistema viário levaram em conta o traçado do trem bala, que circulará por Resende influenciando no crescimento da cidade.

Já a proposta de abertura de uma nova via, passando por trás dos bairros Paraíso e Jardim do Sol, integrando as Barras ao Polo Industrial, surge como uma solução visando diminuir a dependência da cidade da Rodovia Presidente Dutra.

E o desenvolvimento das regiões da Grande Alegria, do Manejo e da Grande Paraíso tem como proposta ampliar o segmento comercial e de serviços.

- Este não é um projeto para um governo, mas para 30 anos - disse Alfredo, explicando que o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico), trabalho paralelo realizado também através de uma parceria da Prefeitura com a PUC, será um anexo ao novo Plano Diretor.

No projeto do Zoneamento Ecológico Econômico estão previstas as orientações para as zonas rurais, como Serrinha do Alambari, Lote 10 e Visconde de Mauá. O incentivo ao turismo rural, com a produção de artesanatos e produtos da terra, faz parte do ZEE.

Palavras chaves: OUTRAS OBRAS