12/07/2011

Novas melhorias no Aeroporto Municipal serão entregues neste sábado

Empresa já manifestou interesse em realizar vôos no Município

Novas melhorias no Aeroporto Municipal serão entregues neste sábado

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) entrega neste sábado, dia 16 de julho, às 10 horas, as obras de ampliação e adequação do Aeroporto de Resende (foto), que passa a se chamar Aeroporto Municipal das Agulhas Negras.

Nesta etapa de melhorias coordenadas pela Prefeitura no local foram investidos aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Na estrutura física da sede do aeroporto, além dos serviços de pintura e troca do sistema elétrico, foram realizadas as seguintes melhorias: construção de salas de embarque e desembarque com capacidade para atender 25 pessoas; instalação do sistema de comunicação via internet; implantação do sistema de segurança e monitoramento com câmeras de vigilância; e a colocação do aparelho detector de metais.

Ainda foram instalados alarmes contra incêndio e adquiridos rádios de comunicação e de cilindros de combate a incêndio.

A pista de pouso e decolagem também recebeu uma nova pintura. Com o objetivo de aumentar ainda mais as condições de segurança do aeroporto, o local tem agora também um caminhão de combate a incêndio e equipes de bombeiros treinados.

Alojamento para bombeiros e um sistema de reservatório de água dotado de bombas representam outras ações realizadas no aeroporto. O sistema de água tem ainda uma caixa d’água cisterna de dez mil litros, e outra suspensa, cuja capacidade chega a três mil litros.

- Com todas essas obras realizadas sob a supervisão da Prefeitura de Resende, nosso Município passa a ter um aeroporto com as condições necessárias no sentido de auxiliar todo o trabalho da administração municipal visando incrementar o desenvolvimento econômico e social – comenta o secretário de Indústria e Tecnologia da Prefeitura, Edgar Moreira.

Nos últimos dois anos e meio, a Prefeitura realizou investimentos importantes “que permitiram a reabertura do Aeroporto Municipal após vários meses fechado por uma exigência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)”, entre eles a instalação de cerca e muro de proteção.

Além disso, a atual administração vem buscando novos investimentos visando melhorar os serviços do Aeroporto, e agora aguarda a publicação de um decreto restabelecendo a liberação de recursos da ordem de R$ 2,3 milhões para o Aeroporto Municipal das Agulhas Negras. Previstos para serem liberados nas próximas semanas, os recursos serão aplicados basicamente na compra de equipamentos destinados ao balizamento do aeroporto, o que permitirá a operação de vôos noturnos.

De acordo com Edgar Moreira, já existe uma empresa interessada em operar no Aeroporto Municipal das Agulhas Negras, após o aval da ANAC: a TRIP Linhas Aéreas. A empresa está disposta a operar em dois horários, pela manhã e a tarde, com a rota Campo Grande (MS), Dourados (MS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Resende e Rio de Janeiro.

Ela também estuda trazer ao Município a rota Belo Horizonte (MG), São João Del Rei (MG), Rio de Janeiro, Resende e São Paulo.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO