Comunicação Social e Eventos

24/09/2014

Novas instalações da Cidade do Trânsito são entregues à população

Espaço reproduz uma mini-cidade com calçadas, semáforos e faixas de pedestres

Novas instalações da Cidade do Trânsito são entregues à população

Crédito: ACOM/PMR

A Cidade do Trânsito de Resende foi reaberta na manhã desta quarta-feira, 24, pelo prefeito José Rechuan após passar por um período de reformas e ampliação. Denominada Centro Educacional de Trânsito Armando José da Silva, o espaço foi construído no interior do Parque Julieta Botelho com o objetivo de reforçar entre os alunos da Rede Municipal de Ensino as ações educativas de segurança no trânsito desenvolvidas pela administração municipal.

As atividades na Cidade do Trânsito são desenvolvidas pela Divisão de Educação para o Trânsito, órgão vinculado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. O espaço reproduz uma mini-cidade com calçadas, semáforos, faixas e placas de sinalização. As crianças podem simular o dia a dia do trânsito de uma cidade percorrendo as ruas com o auxílio de carrinhos elétricos, permitindo que aprendam na prática as regras básicas de convivência no trânsito e a utilização de itens de segurança como a faixa de pedestres.

De acordo com a coordenadora de Projetos Pedagógicos do DET, Cláudia Alvarenga, com a ampliação, a Cidade do Trânsito passou a ter 118,36 metros quadrados de área construída. Foram construídos mais uma sala para o administrativo, uma sala de palestras, dois banheiros e um almoxarifado.

Ela explica que "as obras realizadas oferecem mais infraestrutura e conforto para o trabalho dos funcionários e para visita dos estudantes". Entre as ações do DET oferecidas às escolas estão encenações teatrais tendo como tema segurança de trânsito, simulação de trânsito com carros elétricos e palestras. O agendamento para escolas pode ser feito pelo telefone 3354-3512.

O prefeito José Rechuan frisou "a Cidade do Trânsito preenche uma lacuna que faltou na educação de gerações passadas". Aproveitando a presença de diversos vereadores no evento, o prefeito sugeriu a elaboração de uma lei que obrigue infratores de trânsito na cidade a participarem dos programas desenvolvidos no Centro Educacional de Trânsito.

- As nossas crianças estão tendo a oportunidade que nós não tivemos quando estávamos na escola. Queremos que cada criança cresça com essa consciência e propague a ideia de termos um trânsito seguro onde todos nós devemos ter respeito às leis - enfatizou o prefeito.

A Cidade do Trânsito vai abrigar também diversos programas educacionais como o Programa Estrada para a Cidadania, uma parceria com a concessionária NovaDutra; o programa Guarda Aprendiz, desenvolvido junto com a Guarda Municipal, além de palestras dirigidas aos profissionais que exercem atividades como permissionários no Município, como motoristas e cobradores de ônibus, de veículos escolares e taxistas.

Palavras chaves: TRÂNSITO