12/06/2012

Nova unidade de saúde do bairro Cabral será entregue à população neste sábado

Com construção de novo posto, moradores e equipes serão divididos

Nova unidade de saúde do bairro Cabral será entregue à população neste sábado

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e o secretário de Saúde, Daniel Brito, inauguram neste sábado, dia 16, às 10h, as obras da nova unidade do Programa Saúde da Família do bairro Cabral, que já conta com um posto de saúde, com duas equipes atuando no mesmo local, e que são responsáveis pelo atendimento de mais de cinco mil moradores cadastrados. Com a construção do novo módulo, os profissionais e os pacientes serão divididos, oferecendo mais conforto no atendimento dos moradores dos bairros Cabral e Alambari.

A nova unidade conta com consultório médico e odontológico, sala para educação em saúde, para fisioterapia, para curativos, Central de Esterilização, Dispensário de Medicamentos, entre outros, além de recepção com ar condicionado e televisão. A obra custou mais de R$ 350 mil, sendo que R$ 200 mil foram custeados pelo governo federal.

- A Prefeitura está investindo principalmente na reforma e na construção de unidades básicas de saúde, porque o foco do governo municipal na área de saúde é a prevenção, realizada nos postos do Programa Saúde da Família - afirmou o prefeito.

Em 2009, a administração do Prefeito Rechuan realizou a reforma no módulo do Programa Saúde da Família que já existia no bairro Cabral. A obra custou cerca de R$ 12 mil. Segundo o secretário de Saúde, no início do governo, foi feito um levantamento de todas as unidades de saúde, uma definição de prioridades e o início das obras pelas que se encontravam em piores condições.

- Quando assumimos, o prédio no Cabral estava em condições precárias. Dessa forma, realizamos uma reforma geral, com troca do telhado, pintura, reparo de infiltrações, entre outros serviços, além do embelezamento do posto, com o objetivo de dar mais conforto e comodidade aos usuários e também aos profissionais, que precisam de condições de trabalho para dar um melhor atendimento aos pacientes - avaliou Brito.

No novo módulo do Programa Saúde da Família do bairro Cabral, que será inaugurado neste sábado, vão atuar quatro agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal, recepcionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais.

Os pacientes têm à disposição na unidade consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização. O posto também é responsável pelos trabalhos de prevenção, ou seja, acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, vacinação e exames preventivos para mulheres. Desde 2009, todas as unidades de PSF contam ainda com atendimento odontológico e fisioterapia.

Mais quatro módulos do Programa Saúde da Família estão com obras em andamento nos bairros Liberdade, Vicentina/Santo Amaro, Nova Alegria e Surubi.

Palavras chaves: SAÚDE