25/08/2011

Nova turma do curso de tecelagem inicia capacitação em setembro

Programa é voltado à mulheres de baixa renda

Nova turma do curso de tecelagem inicia capacitação em setembro

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM /PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, inicia no próximo dia 12 de setembro uma nova turma da Oficina de Tecelagem (foto), dentro do Projeto de Inclusão Produtiva, que visa capacitar as mulheres de baixa renda residentes nas comunidades atendidas pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). As unidades do CRAS funcionam nos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca. Esta é a segunda turma a ser criada desde o lançamento da oficina, ocorrido em março deste ano. Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, a nova turma vai reunir sete alunas, já que a oficina dispõe de oito teares e um deles é utilizado pela professora do curso. As alunas se inscreveram nos CRAS e foram selecionadas entre dezenas de inscritas, mas a secretária destaca que aquelas que se inscreveram e ainda não foram chamadas, deve aguardar a formação de novas turmas. O curso tem duração de 36 horas e acontece no CRAS Lavapés, que fica na Rua do Rosário 45, próximo à Santa Casa. - Estamos investindo em programas de geração de renda para oferecer uma formação profissional a estas mulheres. Das oito alunas capacitadas na primeira turma, sete já conseguiram comprar suas próprias máquinas de tear, estão trabalhando em casa e já estão ganhando seu próprio dinheiro com a venda das peças produzidas, como jogos americanos e cachecóis - contou a secretária. OUTROS CURSOS – Além da Oficina de Tecelagem, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos oferece outros cursos de geração de renda nas unidades dos CRAS, entre eles Artesanato, Customização, Fibra de Bananeira, Tricô/Crochê, Pintura em Tecido/Confecção de Sabonete e Sabão Ecológico. Uma das oficinas mais movimentadas é a de sabão ecológico, que além de ser realizadas nas unidades do CRAS, e no Centro de Referência de Atendimento da População de Rua, também é levada pela coordenação do Projeto de Inclusão Produtiva à escolas. - Como a oficina acontece em uma única aula, fica fácil de levá-la onde há solicitações. Na semana passada, conseguimos capacitar, em um único dia, 200 mulheres que participavam da Festa da Família na Escola Municipal Algodão Doce, na Cidade Alegria, - explicou Marly Ceccoline Cortona, destacando que nesta oficina a Prefeitura doa todo o material para a produção das barras de sabão, produzida com óleo de cozinha, e todo o dinheiro arrecadado com a venda do material é dividido entre os alunos.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL