01/02/2010

Nova Secretaria Municipal de Indústria anuncia planos para 2010

Pólo de confecção, Delegacia da Junta Comercial e termoelétrica estão entre as prioridades

Nova Secretaria Municipal de Indústria anuncia planos para 2010

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira (na foto, fazendo um pronunciamento), anunciou as metas principais da nova pasta para incrementar o setor durante o ano de 2010. Edgar Moreira fez um balanço dos trabalhos que realizou durante o primeiro ano do governo, quando respondeu, como secretário executivo, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, desmembrada pela Reforma Administrativa da Prefeitura em duas pastas – a outra secretaria criada dentro do setor de desenvolvimento econômico foi a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio. Edgar falou ainda dos projetos que implementará à frente da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Inovação. - Assumimos em 2009 o trabalho na secretaria executiva da então Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o orçamento pronto e tivemos que estruturar a Prefeitura para implementar as ações da administração do prefeito José Rechuan neste segmento. Mesmo assim, pudemos realizar várias ações positivas, como a reestruturação do SINE (Sistema Nacional de Emprego), que saiu de uma fase de inércia para um crescimento de 68 por cento no volume de geração de empregos – relatou Edgar, explicando que foi implantada uma integração completa entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Renda, o SINE e a Prefeitura. Edgar Moreira destacou ainda a criação do Polo de Cama, Mesa e Banho, que em março inaugurará sua primeira empresa, a Politex, gerando inicialmente 180 empregos diretos, e já tem contato com várias outras empresas interessadas em se instalar no polo. Outra ação destacada foi a negociação, junto ao Governo Federal, para a transferência à Prefeitura do prédio do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre), localizado no bairro Paraíso, às margens da via Dutra, onde serão instalados setores como a Guarda Municipal, oficina mecânica e ainda um centro de venda de artesanato. LINHA AÉREA – Outra meta da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços é a retomada do funcionamento do Aeroporto Municipal, que será reformado este ano graças a uma parceria com a Siderúrgica Votorantim. - Estamos em contato com empresas aéreas interessadas em pousar em Resende e já temos algumas em fase final de estudos para iniciarmos, no máximo em 60 dias, o vôo São Paulo/Resende/Rio de Janeiro – disse Edgar Moreira, explicando que a Votorantim fará a doação de todo o material para as obras do aeroporto e que os gastos com a mão de obra, orçados em 200 mil dólares, serão custeados por outra grande empresa. Outra ação divulgada por Edgar é a instalação da Delegacia da Junta Comercial no Município, através de um convênio assinado com o Governo do Estado, que começa a funcionar em fevereiro, reunindo todos os processos de abertura ou fechamento de empresas, com a conclusão num prazo de até 72 horas. Segundo o secretário, estes processos tinham que ser resolvidos no Rio de Janeiro e levavam até três meses para serem concluídos. - Vamos implantar o REGIN (Sistema de Registro Integrado), onde os usuários poderão acompanhar pela internet todo o andamento de seu processo na Junta Comercial – frisou Edgar Moreira, acrescentando que a Prefeitura dará continuidade ainda às ações voltadas ao fortalecimento do segmento industrial de Resende, com ênfase à implantação da usina termoelétrica no distrito de Bulhões. Para Edgar, o grande projeto realizado pela Prefeitura na área do desenvolvimento econômico em 2009 foi o Cercanias, que reúne 15 cidades do eixo Rio-São Paulo-Minas, com objetivo de expor e integrar o desenvolvimento e a cultura da região. O evento culminou na criação de um consórcio entre os municípios, onde os focos principais vão ser a educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento e integração econômica.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO