24/03/2021

NOVA SANTA CASA REALIZA MUTIRÃO DE EXAMES DE TOMOGRAFIA COM SEDAÇÃO PARA ZERAR FILA DE ESPERA EM RESENDE

Ciclo de mutirões, que beneficiará 32 pacientes, começou no dia 13 de março

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o ciclo de mutirões para a realização de exames de tomografia computadorizada com sedação na Nova Santa Casa, visando zerar a fila de espera do município. O mutirão teve início no dia 13 de março, com o atendimento de cinco crianças. No último dia 19, mais três pacientes foram atendidos neste ciclo. A mobilização beneficiará 32 pacientes que aguardavam para a realização do procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) do Município.

O mutirão deverá acontecer toda sexta-feira, com uma equipe composta por seis profissionais: um médico radiologista; um técnico radiologista; um médico anestesista; uma enfermeira; e dois técnicos em enfermagem. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou a importância do exame de tomografia computadorizada para o diagnóstico precoce de doenças, viabilizando os tratamentos adequados e, consequentemente, a recuperação dos pacientes.

— A tomografia computadorizada (TC) é um dos exemplos da evolução da medicina, que permite detectar doenças e realizar diagnósticos precisos e confiáveis devido aos recursos para imagens mais detalhadas da parte interna do corpo humano. O procedimento com sedação serve para auxiliar no diagnóstico de: doenças ósseas ou musculares; identificação de tumores, infecções ou coágulos; e verificar lesões, entre outros. A complexidade do exame requer sedação para assegurar que o paciente fique imóvel dentro do tomógrafo, permitindo, desta forma, imagens de alta qualidade. Durante todo o processo, os sinais vitais do paciente são monitorados. A sedação é um processo indolor, que pode ser feita de forma intravenosa, oral ou inalatória. O exame deve ser solicitado pelo médico conforme a necessidade e histórico de cada paciente, que receberá encaminhamento para a sua realização. Vale lembrar que, em junho de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Resende recebeu dois aparelhos de radiologia para reforçar a estrutura: o tomógrafo “Somatom go.Now”, considerado o mais moderno da região no quesito de diagnóstico de imagens, aparelho de baixa dose de radiação; e o raio-X “Multix B”. Ainda em agosto do ano passado, a unidade adquiriu uma bomba injetora para procedimentos de tomografia computadorizada por contraste. Este equipamento com tecnologia avançada otimizou a qualidade dos exames radiológicos feitos na unidade, bem como a possibilidade de leitura dinâmica, em tempo real, pelos profissionais – frisa.

Em 2020, a Nova Santa Casa também ganhou novo maquinário de eletrocardiografia, cardioversor e aspirador portátil, que agregaram mais qualidade e precisão no serviço prestado na unidade.

A Santa Casa já realizou mutirões de exames de endoscopia, eletrocardiograma e histeroscopia na atual gestão. A unidade também promoveu mutirões para procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar, e hérnia.

OUTROS AVANÇOS

Entre os progressos estruturais e melhorias para um atendimento de qualidade à população, podem ser citados: recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24h, que ganhou maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterelizado (CME) e do ambulatório do SUS; aumento no número de cirurgias eletivas; licença de funcionamento após 20 anos; R$ 1,5 milhão de dívidas pagas; construção de banheiros para acompanhantes; reestruturação da lavanderia com novos equipamentos; criação de novas vagas de estacionamento; revitalização da capela; novo laboratório; recepção reformada; troca de piso e novo mobiliário; troca da rede de esgotos; instalação da nova subestação de energia; viabilização do exame do sono; criação da Clínica Oftalmológica; implantação do tratamento de varizes por espuma; reestruturação fiscal e previdenciária, possibilitando a emissão de certidões negativas; pagamento da dívida trabalhista (judicial e extrajudicial) de aproximadamente R$ 520 mil; e ecocardiograma com estresse.

O centro cirúrgico ainda passou por um processo de modernização. Já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de quatro leitos foi ampliada para seis, com o serviço de hemodiálise para pacientes internados.

Palavras chaves: Nova Santa Casa, Mutirão, Exames De Tomografia, Sedação, Zerar Fila