18/12/2019
NOVA SANTA CASA DE RESENDE RECEBE MAIS UM SISTEMA DE VIDEOCIRURGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Equipamento já atua em cirurgias ginecológicas da unidade
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende segue empenhada com a estrutura e a qualidade do serviço de saúde pública oferecidos no município. Na última semana, a Nova Santa Casa de Misericórdia recebeu mais um sistema completo de videocirurgia, o segundo a operar na unidade. A nova aquisição vai possibilitar um aumento na capacidade de cirurgias minimamente invasivas, como em procedimentos de cirurgia geral, urologia e ginecológica.
De acordo com os profissionais da unidade, através deste tipo de equipamento é possível aos médicos observar o que se passa dentro do corpo do paciente, por meio da imagem captada por uma câmera e transmitida numa tela de TV. Como principais benefícios, o aparelho é capaz de tornar o procedimento cirúrgico menos traumático, possibilita uma recuperação em menor tempo, se comparado aos procedimentos normais, reduz o tempo de internação e dá mais conforto para o paciente.
O novo sistema de videocirurgia é composto por um monitor de Grau Médico, microcâmera, insuflador de Co2, fonte de Luz e gravador de Imagens (RecMaster). Outros itens também estão inclusos na aquisição para auxiliar o funcionamento, sendo: uma mangueira de silicone, uma mangueira termoplástica, um filtro hidrofóbico, cabo de fibra ótica, armário e nobreak.
Cerca de 12 profissionais da unidade estão aptos a manusear o equipamento, que ficará fixado no centro cirúrgico. Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a chegada do equipamento é mais um importante reforço dentro da recente retomada vivida pela Nova Santa Casa, que a transformou em uma verdadeira referência.
- Os hospitais de Resende estão recebendo cada vez mais equipamento de alta tecnologia que agregam muito na capacidade de prestar um serviço de excelência para a população. A Nova Santa Casa de Resende está se consolidando cada vez mais como uma referência a nível nacional entre as Santa Casas. Além das etapas de reforma e ampliação, a unidade tem equipamentos de última geração, que facilitam o trabalho dos profissionais e dão mais precisão aos tratamentos - explica o prefeito.
O novo aparelho já está em funcionamento, com a primeira atividade realizada no início deste mês, quando foi utilizado em cirurgias histeroscópicas, que são realizadas para a extração de pólipos uterinos, de miomas e para corrigir malformações da cavidade do útero, entre outras. No dia da estreia, o médico Gustavo Rodrigues realizou 10 cirurgias histeroscópicas, que pouquíssimas cidades oferecem pelo SUS.
Processo de Retomada
Mesmo com as dificuldades encontradas em 2017, a Prefeitura iniciou um planejamento pela retomada da Santa Casa de Misericórdia, conseguindo equilibrar suas finanças após o pagamento de uma dívida de R$ 1,5 milhão deixada pela administração passada. Após mudanças na administração e uma nova política de gestão da unidade, os resultados colhidos atualmente são de contas recuperadas, pagamentos em dia, ajustes financeiros, melhor atendimento aos pacientes, ampliação e melhorias na estrutura proporcionada a população.
Palavras chaves: Santa Casa; Videocirurgia