Resende

19° Min24º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

07/05/2021

NOVA SANTA CASA DE RESENDE GANHA USINA DE GASES MEDICINAIS, AR COMPRIMIDO E VÁCUO 

Novidade torna unidade autossuficiente de um material vital e gera economia  

NOVA SANTA CASA DE RESENDE GANHA USINA DE GASES MEDICINAIS, AR COMPRIMIDO E VÁCUO 

Crédito: Carina Rocha

A Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende continua recebendo melhorias que reforçam a estrutura e a qualidade do serviço, além de gerar economia a unidade. Nesta semana, a unidade recebeu uma nova usina de gases medicinais, com fornecimento de ar comprimido e vácuo. A novidade é mais um marco para a estrutura da unidade. 

O processo de instalação foi iniciado em 2020. Durante este processo, a Santa Casa recebeu, em um primeiro momento, a tubulação para os gases em áreas que ainda não tinha. Houve também a troca da tubulação no Centro Cirúrgico e na UTI. Em 2021, a gestão deu continuidade ao serviço com a instalação completa da usina. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o Vácuo Clínico, agora produzido na Santa Casa, é fundamental no hospital, pois é usado em todos os setores, principalmente na UTI e Centro Cirúrgico, na intubação do paciente. O ar comprimido medicinal, que é vital para o hospital, leva ar ultra limpo e purificado aos pacientes em condições críticas durante a ventilação mecânica, ao centro cirúrgico e aos leitos. 

O sistema ar comprimido e vácuo conta com quatro compressores e cada um deles conta com backup de segurança. Ou seja, desta forma os compressores mantêm as atividades caso aconteçam quedas no fornecimento convencional de energia. Além disso, não precisam de óleo para funcionar, o que elimina todo o risco de emitir vestígios de óleo através da tubulação para os pacientes. 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz comentou o reforço de modernidade para a estrutura da Santa Casa. 

- São exigências que a Nova Santa Casa de Resende vem trabalhando há algum tempo para se adequar com o que há de mais moderno, pensando na segurança do paciente e dos funcionários. Antes, a instituição contava com aspiradores portáteis e com um compressor normal que atuava nesta função, mas não atendia as normas técnicas de funcionamento. Com a usina, o fornecimento agora é feito totalmente na Santa Casa, 24h por dia, 7 dias por semana e com toda segurança possível - disse o prefeito. 

Economia 

O sistema de ar comprimido medicinal produzido na unidade terá como consequência a redução do custo com oxigênio, que tem o metro cúbico mais caro. Alguns procedimentos, que antes eram realizados com oxigênio passarão a contar com o ar comprimido medicinal. Com isso, a usina de gases trará economia e mais segurança para a unidade. Outro ponto importante é o benefício na preservação dos aparelhos de ventilação mecânica da UTI, uma vez que o ar é livre de umidade e puro. 

Palavras chaves: Santa Casa Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados