25/01/2010

Chuva provoca deslizamento de terra no bairro Vila Nova

Nova galeria de águas pluviais será construída na Grande Alegria

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, anunciou, na manhã desta segunda-feira, dia 25, que a Prefeitura iniciará nas próximas semanas a construção de uma nova galeria de águas pluviais entre o bairro Morada da Colina III e o canal central da Cidade Alegria, no trecho localizado próximo à divisa com o bairro Alegria Velha. Calculada em cerca de R$ 480 mil, a obra será realizada com recursos próprios do Município. O objetivo do serviço é diminuir os riscos de transtornos durante a época das chuvas fortes. Segundo a Defesa Civil, o temporal de ontem à noite alagou algumas casas situadas na entrada da Cidade Alegria devido a grande quantidade de água proveniente do Loteamento Mirante das Agulhas. Com a construção da nova galeria de águas pluviais anunciada hoje, a Prefeitura espera reduzir os problemas causados aos moradores da região nesta época do ano, já que a tubulação existente atualmente no local não comporta grandes volumes de água. Além do alagamento destas casas, as chuvas deste fim de semana causaram o deslizamento de terras no bairro Vila Nova, na região central de Resende (foto), e inundações em vias próximas à Praça do Balanço, no Paraíso. De acordo com o secretário de Obras, a nova galeria terá uma extensão aproximada de 400 metros e vai passar sob a Estrada Resende-Ruachuelo até chegar ao canal central da Cidade Alegria. O processo de licitação destinado à realização deste trabalho já se encontra em andamento e estará concluído nos próximos dias. A previsão é de que o serviço termine ainda no primeiro semestre. Rubens Almada lembra que, na administração passada, a Caixa Econômica Federal chegou a aprovar uma verba para auxiliar a Prefeitura no custeio desta obra, mas os recursos não foram liberados porque o governo anterior deixou de cumprir alguns procedimentos. - Tão logo a administração do prefeito José Rechuan iniciou os seus trabalhos, em janeiro do ano passado, começamos a realizar algumas ações junto ao Governo Federal visando fazer com que estes recursos chegassem ao Município e, conseqüentemente, a obra fosse iniciada. Mas infelizmente não conseguimos alcançar este objetivo, motivo pelo qual decidimos executar o serviço com recursos próprios da Prefeitura. A obra foi planejada pela nossa equipe de trabalho visando colocar um ponto final nos transtornos que os moradores daquela região costumam enfrentar na época das chuvas – detalhou o secretário.
Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA