29/12/2010
Nova exposição do Museu de Arte Moderna pode ser visitada até dia 20 de janeiro
Mostra destaca trabalhos de arte abstrata
Crédito: Divulgação MAM - Resende/RJ
A beleza, o colorido e o equilíbrio da arte abstrata ou abstracionismo (estilo artístico do século XX), poderão ser conferidas pelo público até o dia 20 de janeiro, no MAM (Museu de Arte Moderna de Resende), que, junto com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda promove a exposição “O Abstrato no Acervo do MAM”. Na foto, um dos trabalhos expostos na mostra.
A mostra, aberta na ultima segunda-feira, dia 27, reúne 45 obras de artistas regionais e nacionais em diversas técnicas, como pintura, desenho, escultura, técnica mista e instalação.
Dentre os artistas de renome cujas obras fazem parte da exposição destacam-se os seguintes: Aberlardo Zaluar, um dos mais expressivos artistas abstracionismo geométrico; Abraham Palatinik, um dos pioneiros e a maior referência em arte cinética (movimento estético com base na abstração que se desenvolveu a partir da década de 50); e a artista resendense Bea Machado, cuja carreira é marcada por inúmeras exposições coletivas e individuais, com peças no Brasil e no exterior.
A diretora do MAM de Resende, Vanda Perantoni, explica que o acervo é colocado para a apreciação do público “visando proporcionar às pessoas o conhecimento das obras do museu”.
No mês passado, outra parte do acervo foi mostrada durante a exposição “Retrospectiva dos Salões da Primavera – 1974/1984”, que apresentou 50 obras premiadas nesta década. Cerca de 80 por cento do acervo do museu são compostos por obras de arte abstrata.
Na opinião da diretora do museu, a exposição é de grande importância para o público conhecer um pouco sobre o abstrato e o expressionismo.
- Essa é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem o acervo do museu e aprender um pouco sobre o expressionismo, expressão artística onde não se vê formas e chama a atenção pela beleza das cores e o equilíbrio - disse, acrescentando que o colorido do expressionismo atrai principalmente o público jovem.
O MAM se localiza na Rua Doutor Cunha Ferreira 104, no Centro Histórico, próximo ao plenário da Câmara Municipal, e funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas.
As escolas e outros segmentos organizados da sociedade poderão agendar visitas pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou por meio do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com.
A ARTE ABSTRATA - A arte abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos.
A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a idéia da arte como imitação da natureza foi abandonada.
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna.
O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista. Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.