29/12/2011

Mostra poderá ser visitada a partir desta segunda-feira, dia 02

Nova exposição do MAM revive obras premiadas no Salão da Primavera

Crédito: Divulgação - MAM / Resende

O MAM (Museu de Arte Moderna), instituição ligada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre ao público, na próxima segunda-feira, dia 02 de janeiro, uma exposição de seu acervo, com 39 obras que receberam prêmios de aquisição nos Salões da Primavera, durante as edições realizadas entre os anos de 1985 e 1994.

A mostra representará uma oportunidade para o público conhecer obras de artistas plásticos da região e também do eixo Rio-São Paulo.

- Foram escolhidas peças das edições do Salão da Primavera neste período (19851994), e que passarão a pertencer ao acervo do MAM. São trabalhados de uma década que mostram as descobertas e o desenvolvimento das artes plásticas na nossa região – comenta a diretora do Museu de Arte Moderna, Vanda Perantoni.

De acordo com a diretora do MAM, a exposição, dos acervos adquiridos, acontece uma vez por ano no MAM, “e as pinturas, gravuras, desenhos e escultura, desta retrospectiva especial, vão mostrar criatividade, diversidade e qualidade técnica dos trabalhos dos artistas regionais”. Na foto, uma das obras de Efraim Almeida, que será mostrada durante a exposição.

A Retrospectiva dos Salões da Primavera ficará aberta ao público do dia 02 a 31 de janeiro, na sede do Museu, situado na Rua Doutor Cunha Ferreira 104, próximo ao plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico.

O horário de visitação será de 9 às 17h30m (segunda a sexta-feira), com entrada franca.

A visitação de grupos e segmentos organizados mediada por profissionais do Setor de Ação Educativa do MAM pode ser agendada pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou ainda, através do endereço eletrônico: mam.resende@gmail.com.

SALÃO DA PRIMAVERA – Promovido anualmente pela Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, via MAM (Museu de Arte Moderna), o Salão da Primavera foi criado em 1950 para estimular e revelar a criatividade dos artistas.

O evento conta com a participação de artistas plásticos radicados em Resende e em outros municípios.

Em 2011, foi realizada a 39ª edição do evento, que faz parte da programação de aniversário da cidade. Este ano, o evento contou com 181 obras inscritas, de 79 artistas, vindos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná.

Palavras chaves: CULTURA