15/12/2011

Nova escola da Vargem Grande abre pré-matrículas para alunos da Zona Rural

Prefeitura investe recursos próprios na construção desta unidade de ensino

Nova escola da Vargem Grande abre pré-matrículas para alunos da Zona Rural

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Educação informou nesta quinta-feira, dia 15, que no período de 19 a 23 de dezembro estarão abertas as pré-matrículas dos alunos das classes do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental, para a nova escola da Vargem Grande, distrito da Zona Rural de Resende. A escola (foto) está sendo construída pela Prefeitura.

As inscrições poderão ser feitas na secretaria da Escola Municipal Etelvina Carneiro, outra unidade de ensino situada NA Vargem Grande, no horário de 8 às 12 horas.

As obras de construção da nova escola da Vargem Grande entraram recentemente na etapa final. O planejamento da Secretaria de Educação é inaugurar a unidade, no começo do ano letivo de 2012, daí a abertura da pré-matrícula para os estudantes.

A nova escola terá capacidade para atender 200 alunos, do distrito e de comunidades vizinhas, como Fumaça, Jacuba e Bagagem. Estão sendo investidos mais de um milhão e quatrocentos mil reais em recursos próprios do Município na construção da escola.

Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, "o investimento representa uma grande conquista, pois atualmente nesta região existem apenas turmas da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino". Com isso, diariamente são transportados mais de 150 alunos às escolas do centro da cidade, para que eles possam concluir o Ensino Fundamental.

- Com a inauguração da nova escola, as crianças e os adolescentes terão oportunidade de finalizar a primeira etapa dos estudos mais próximos de suas residências, numa estrutura totalmente projetada para atender a demanda. Vamos evitar a evasão escolar e os pais poderão acompanhar de perto os filhos - frisa a secretária.

A escola está sendo construída num terreno localizado na área central de Vargem Grande, que foi adquirido pelo Município no ano passado. Nesta aquisição foram investidos cerca de R$ 92 mil, também provenientes de recursos próprios da Prefeitura.

A área construída é de aproximadamente mil metros quadrados. No cronograma da obra estavam previstos serviços de terraplanagem e drenagem, fundações e fechamento em alvenaria, cobertura com estrutura metálica, colocação de piso, construção de muro, pavimentação externa e paisagismo, entre outros.  Atualmente, a obra se encontra na fase de acabamento.

Finalizada, a estrutura será composta por seis salas de aula; salas de orientação pedagógica e educacional, de professores e de informática; biblioteca; secretaria; diretoria; recepção; almoxarifado; refeitório; cozinha e banheiros masculinos e femininos (com acessibilidade), além da construção de um pátio coberto.

Segundo Soraia Balieiro, ainda este ano a Escola Municipal Francisco Tavares Rezende (Fazenda Sertãozinho) também será contemplada com melhorias. Está em fase de conclusão o processo de licitação para a escolha da empresa que realizará as obras nesta unidade.

O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Obras prevê reformas no telhado, cozinha, refeitório, na sala da diretoria e sala de informática, além da construção de pátio coberto e escovódromo, pintura, troca do piso e construção de um novo poço artesiano visando garantir o abastecimento de água da escola. Serão investidos cerca de R$ 213 mil.

- Esta unidade atende mais de 70 alunos, matriculados em turmas do pré-escolar ao quinto ano do Ensino Fundamental. Vamos garantir a qualidade de ensino em mais esta localidade - afirma a secretária

Palavras chaves: Educação