16/05/2011

Nova escola começa a ser construída pelo Município

Obra representa investimento de quase R$ 1 milhão e 400 mil no ensino público em Resende

Nova escola começa a ser construída pelo Município

Crédito: Divulgação - Prefeitura de Resende

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou hoje o início das obras de construção da nova escola municipal da Vargem Grande, cuja ordem de serviço ele assinou na semana passada.

Com prazo de entrega de seis meses, a escola vai atender alunos da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental.

Além de estudantes residentes na Vargem Grande, distrito da Zona Rural que se localiza a 18 quilômetros da área urbana de Resende, a nova unidade  atenderá também alunos das comunidades de Jacuba, Bagagem, Monte Alegre e Bonsucesso.

- Estamos, portanto, mostrando mais uma vez que a nossa administração trabalha para todas as comunidades de Resende, da área urbana, e da Zona Rural. No ano passado, estivemos na Vargem Grande para entregar uma ambulância à comunidade, e durante este encontro com os moradores, divulgamos o nosso projeto de construir mais uma escola na localidade. Poucos meses depois, este nosso comprometimento se torna uma realidade – disse Rechuan.

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, explicou que, atualmente, a obra da escola Vargem Grande se encontra na fase de terraplanagem da área destinada à construção.

Ela lembrou ainda que o terreno foi comprado no ano passado pela Prefeitura. A nova unidade contará com seis salas de aula, um laboratório de informática, banheiros feminino e masculino, um vestiário, uma cozinha, um refeitório, salas para o setor de administração e uma quadra coberta.

O projeto técnico (foto) foi elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A cargo da empresa Gussen Ribeiro Construtora, empresa vencedora do processo de licitação, a obra representará um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e 400 mil.

Com a construção da nova unidade, a Vargem Grande passará a ter duas escolas. A única escola existente hoje no distrito é a Hetelvina Carneiro, que atende alunos da Educação Infantil até o quinto ano, motivo pelo qual a Prefeitura transporta diariamente cerca de 150 estudantes da comunidade para a conclusão das séries restantes desta etapa do ensino escolar em outros estabelecimentos de ensino do Município.

Entre janeiro de 2009 e maio de 2011, a Prefeitura colocou em prática outras obras e serviços com o objetivo de ampliar e melhorar as condições de ensino público do Município.

O bairro São Caetano, por exemplo, ganhou uma nova escola. Já a Escola Municipal Francisco de Souza Aguiar (Bagagem) teve as suas instalações reformadas.

Na área urbana, o Município iniciou a revitalização das escolas Rompendo o Silêncio (Alvorada), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Julieta Botelho (Parque Tobogã – Vila Julieta). Foi inaugurada ainda a creche da Baixada da Olaria. Por sua vez a ordem de serviço para a construção da creche do Jardim Esperança já foi assinada.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO