° Minº Max

29/08/2012

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Secretaria de Saúde orienta população

Programa Antitabagismo da Prefeitura já atendeu mais de três mil pessoas

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Secretaria de Saúde orienta população

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde esteve na Avenida Albino de Almeida, o Calçadão de Campos Elíseos, nesta quarta-feira, dia 29, das 9h às 14h30, para divulgar o Programa Antitabagismo da Prefeitura. Nesta data, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Além de panfletagem, houve aferição de pressão e orientações dadas por enfermeiras. O evento contou com a parceria do Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC), que em Resende atua na Santa Casa de Misericórdia.

Ainda dentro das ações pelo Dia de Combate ao Fumo, o programa realizará palestras na INB (Indústrias Nucleares do Brasil) na quinta-feira, dia 30, às 9 horas; na APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende) na sexta-feira, dia 31, às 9 horas; e na Pernord Ricard, no dia 11 de setembro, às 14h30.

O objetivo das atividades é conscientizar a população dos malefícios causados pelo tabaco no organismo. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, 40% das mortes ocorridas no município são decorrentes de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame (AVC).

- O fumo é uma das principais causas dessas doenças, juntamente com o diabetes e a hipertensão. Por isso, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção, como a implantação do Programa Antitabagismo, em 2010, a ampliação da distribuição de insulina e o acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos. Sem contar, que hoje não falta medicamentos nas unidades de saúde - ressaltou.

Em dois anos de funcionamento, 3.200 pessoas já foram beneficiadas com o Programa Antitabagismo. Nesse período, o índice de abandono do vício chega a mais de 70% dos pacientes tratados. No total, 19 unidades de saúde contam com o serviço, somando 30 grupos, que atendem atualmente cerca de 450 pessoas.

O secretário de Saúde acrescentou também que a obesidade e o estresse também são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Por esse motivo, Brito destacou ações da Prefeitura que têm como objetivo combater esses malefícios, como o Conta na Balança, que controla o peso nos alunos da rede municipal de ensino, e o Programa Terceira Idade Ativa, que aumentou a qualidade de vida dos idosos, com atividades físicas e culturais.

Palavras chaves: SAÚDE