26/09/2011

Mais de 40 instituições vão participar do evento no Parque de Exposições

No desfile de 29 de setembro, escolas destacam cultura afro em Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Cerca de 4.500 pessoas participarão do desfile cívico em comemoração ao 210º aniversário de Resende. O evento, marcado para esta quinta-feira, dia 29 de setembro, às 9 horas, no Parque de Exposições, contará com a presença do prefeito José Rechuan (DEM); de secretários municipais, vereadores e autoridades militares, entre outros.

Pela programação da Secretaria Municipal de Educação, vão desfilar mais de 40 instituições, entre as quais as escolas municipais (foto), particulares e estaduais da cidade.

Segundo a titular da Secretaria de Educação, professora Soraia Balieiro, o tema do desfile será a “A influência afro na nossa cultura”. Os alunos apresentarão trabalhos relacionados à dança, música, comida, religião e trajes, entre outras tradições desta cultura.

- A cada ano, a Prefeitura escolhe temas atuais para serem trabalhados pelos alunos durante o desfile de 29 de setembro. Este desfile começa a ser preparado nas salas de aula e o resultado de todo projeto é mostrado à população no aniversário da cidade -  frisou a secretária.

A programação prevê ainda o desfile de pelotões das seguintes instituições: AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Grupo de Escoteiros de Resende, Clube dos Desbravadores Aventureiros e Águias, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Prefeitura, Lions Clube, membros de programas sociais realizados pela administração municipal (Terceira Idade Ativa, Gente Eficiente e Segundo Turno), SESI, SENAI, Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Grupo Senzala e Moto Clube de Resende.

Soraia Balieiro confirmou ainda a participação no desfile das fanfarras do Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), da Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade), da Corporação de Visconde de Mauá, da Banda de Porto Real e da Banda da AMAN. O evento é um dos mais tradicionais acontecimentos promovidos pela Prefeitura durante as comemorações do aniversário da cidade e reúne milhares de espectadores.

Para a secretária de Educação, a realização do desfile na EXAPICOR reforça ainda mais a proposta da Prefeitura em tornar o local um palco permanente para a realização de eventos populares. A partir de 2009, entre outros eventos promovidos pelo Município no Parque de Exposições, estão a Feira Sertaneja e o Arraiá no Parque, que são realizados, respectivamente, no terceiro domingo de cada mês e no mês de junho.

Agentes da Guarda Municipal estarão orientando as pessoas durante a realização do desfile, que anualmente atrai milhares de pessoas às arquibancadas metálicas montadas ao longo da pista de apresentação.

Palavras chaves: HOMENAGEM