30/01/2014

No combate à obesidade infantil, Prefeitura reformula programa Conta na Balança

Professores da rede municipal de ensino ajudarão na aferição de peso e medida dos alunos

No combate à obesidade infantil, Prefeitura reformula programa Conta na Balança

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende está reformulando o Programa Conta na Balança, que tem como objetivo principal prevenir a obesidade na infância. As novidades do programa foram apresentadas na quarta-feira, dia 29 de janeiro, durante a primeira reunião do ano entre diretores de escola e a Secretaria Municipal de Educação, realizada no Espaço Z.

O programa, que é promovido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esportes, agora conta também com o apoio da Superintendência de Eventos e Integração. Segundo o superintendente da pasta, Wagner Camilo, o objetivo, a partir deste ano, é consolidar as ações do programa em todas as escolas e para isto vai contar com o apoio dos professores.

- Estamos dinamizando o programa e vamos contar com os professores, que a partir da abertura do ano letivo vão fazer o serviço de aferição do peso e da altura dos estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, que passa a ser o alvo exclusivo do Conta na Balança - explicou o Camilo, explicando que o programa foi dividido em três etapas: levantamento do peso e medida dos alunos para detectar quantos estão acima ou abaixo do peso; orientação nutricional; e nova medição para avaliar a perda ou ganho de peso nos alunos em acompanhamento.

Durante a reunião, os diretores de todas as escolas receberam uma cartilha ensinando o passo a passo para a medição e aferição do peso, da circunferência abdominal e da altura dos estudantes. Além disso, foram distribuídas fitas métricas e as fichas onde deverão ser anotados os dados do aluno e da escola onde ele estuda. Na avaliação de Wagner Camilo, a aferição pelo professor vai facilitar e agilizar a coleta dos dados.

- Nosso planejamento é para que esses dados estejam todos coletados até o início de março. A partir daí vamos definir as ações, encaminhando os estudantes com sobrepeso para acompanhamento nutricional e exercícios físicos. Queremos iniciar estas ações para que até julho os estudantes já apresentem perda de peso e os pais também serão chamados, pois o apoio deles em casa será essencial para o sucesso do programa - explicou a diretora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cristina Rosadas, salientando que os alunos com baixo peso também terão acompanhamento nutricional com os profissionais da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) da Secretaria de Saúde.

Cristina Rosadas destacou ainda que o PSE continuará desenvolvendo suas ações nas escolas das redes municipal e estadual, já que ele é um programa do Governo Federal e o pacto prevê o atendimento de sete mil estudantes num prazo de um ano. Com a reformulação do Conta na Balança, o PSE passa a atender crianças da Creche à Educação Infantil, e a partir do sexto ano do Ensino Fundamental.

- No PSE faremos o mesmo trabalho com levantamento da altura e peso dos estudantes de 20 escolas que estão incluídas no pacto com o Ministério da Saúde. A diferença é que a partir de agora contamos com duas nutricionistas concursadas que foram chamadas recentemente para atuarem no programa - disse, explicando que o PSE também realiza avaliações oftalmológica, bucal, auditiva e antropométrica dos estudantes.

Lançado em 2011, o projeto investiga, analisa e descreve os índices de crescimento, composição corporal e estado nutricional dos estudantes da rede municipal de ensino. A ideia para criação do Programa Conta na Balança surgiu após uma avaliação feita pela primeira dama do Município e médica cardiologista, Ana Paula Rechuan, através do Programa Prefeito Amigo da Criança, sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal. No ano passado, ele foi englobado pelo Programa Saúde na Escola.

Palavras chaves: SAÚDE