° Minº Max

07/05/2015

No combate à obesidade infantil, Prefeitura premia alunos pela perda de peso

Vencedor da competição vai ganhar uma bicicleta

No combate à obesidade infantil, Prefeitura premia alunos pela perda de peso

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

No final do ano passado, cerca de 100 alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio foram convidados a participar de uma competição, lançada pelo Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde: ver quem perdia mais peso durante as férias. Eles foram avaliados pelo Programa como obesos, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração a altura e o peso.

A entrega da premiação acontece nesta sexta-feira, às 8h30, no Horto do Paraíso, com a participação do prefeito José Rechuan e da deputada estadual Ana Paula Rechuan. A ação também faz parte do Programa Conta na Balança, que combate à obesidade infantil.

Nos meses de março e de abril, os estudantes passaram por nova avaliação. O primeiro lugar da competição foi o estudante Flávio Costa de Oliveira, de 16 anos, do Colégio Estadual Professor José Medeiros de Camargo (Paraíso), que perdeu 26,9 quilos. Como prêmio, ele vai ganhar uma bicicleta, doada pelo Supermercado Alegria.

- Ele nos contou que ficou bastante impressionado com a palestra sobre obesidade, as doenças que podem causar e decidiu emagrecer, com uma alimentação mais saudável e bastante atividade física. Ele disse que aproveitou as férias para andar de bicicleta e caminhar e conseguiu esse excelente resultado - adiantou a coordenadora do programa, Cristina Rosadas.

Além de Flávio, 12 alunos que conseguiram emagrecer no mínimo três quilos vão ganhar um passeio ao Zoológico de Volta Redonda.

No total, em 2014, foram avaliados 1.107 estudantes, de sete escolas: Colégio Estadual José Medeiros (Paraíso), E.M. Júlio Verne (Vicentina), E.M. Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), CIEP 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), CIEP 387 - Jorge Miguel Jayme (Toyota), E.M. Surubi e E.M. Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II). O levantamento realizou medição de peso e altura.

Após a avaliação, os alunos foram encaminhados para as unidades de saúde, onde fizeram exames de sangue. Os resultados serão analisados pelo programa. Nos casos de alteração, os adolescentes serão acompanhados pelo posto e pela nutricionista do Programa Saúde na Escola.

Os pais e responsáveis também participaram de palestras sobre alimentação saudável. Já os alunos receberam cartilhas com as orientações, que deveriam ser seguidas durante as férias.

- Como eles são adolescentes, queremos que eles tenham consciência da importância dos hábitos saudáveis. Por isso, passamos essa responsabilidade para eles, com o incentivo da premiação - destacou a coordenadora do PSE, Cristina Rosadas.

O Programa Saúde na Escola atende alunos da rede pública de Resende, desde crianças de creches e pré-escola até adolescentes do ensino médio, incluindo alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além da avaliação antropométrica (que mede peso e altura), os profissionais do programa realizam exames de Acuidade Visual, Avaliação Dentária e Triagem auditiva e palestras sobre Promoção de Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável; Saúde e Prevenção nas Escolas: Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção das DST/AIDS; Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras drogas; Promoção das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer nas Escolas; e Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

O programa tem metas a serem cumpridas, determinadas por um pacto assinado com o Ministério da Saúde.

Palavras chaves: SAÚDE