11/07/2012

Neste sábado, postos de saúde abrem mais uma vez para realização de exames preventivos

Mulheres receberão também orientações sobre autoexame do câncer de mama

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Dia 14, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais um Sábado Saudável, em 24 unidades de saúde de Resende. Neste dia, as mulheres terão acesso ao exame preventivo de câncer de colo do útero e receberão orientações para o autoexame de detecção do câncer de mama.

No último dia 7, compareceram aos postos 357 mulheres, superando as expectativas da secretaria. Na edição do ano passado, em maio de 2011, foram 205 atendimentos realizados no primeiro dia.

No Posto Resende, antigo Posto do Estado, as mulheres que procuraram a unidade em frente ao Colégio Santa Ângela foram recebidas com uma mesa de café da manhã e ainda receberam lembrancinhas.

Já no módulo de Saúde da Família da Baixada da Olaria, as pacientes tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Tabagismo da Prefeitura de Resende, uma importante ferramenta nas ações preventivas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. No posto do bairro Jardim Beira Rio, estavam presentes representantes do Programa de Hanseníase, com orientações sobre a doença.

Todos os sábados do mês de julho (dias 07, 14, 21 e 28), as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 16 horas, para a realização dos exames. São elas: Fazenda da Barra I, II e III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Cabral/Alambari, Vicentina/Santo Amaro, Liberdade, Surubi (atendendo também Novo Surubi), São Caetano, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Cidade Alegria, Manejo, Posto Resende, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Engenheiro Passos, Serrinha/Capelinha e ainda o Ambulatório Especializado da Mulher, no Centro.

- A abertura dos postos aos sábados é uma conquista para as mulheres que trabalham fora e não têm tempo de procurar uma unidade de saúde para fazer exames de rotina durante a semana - afirmou a diretora de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno.

As consultas podem ser agendadas nos postos que prestarão o serviço, mas qualquer mulher que chegar a uma unidade de saúde nesses dias, dentro do horário, será atendida, mesmo sem marcação.

- O preventivo é oferecido a todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade e até mesmo por mulheres que já entraram no período da menopausa. No entanto, elas precisam observar alguns cuidados: não estar menstruada, não ter tido relação sexual 48 horas antes do exame e não estar com nenhum tipo de creme ou gel vaginal, o que pode comprometer o resultado do exame - explica.

Segundo Ana Paula Bueno, em 2011, durante os quatro sábados do mês de maio, durante o Sábado Saudável, a Secretaria de Saúde registrou a realização de 1.208 exames preventivos. A expectativa neste ano é aumentar o número de mulheres atendidas. A orientação é de que o exame seja feito uma vez por ano.

Palavras chaves: SAÚDE