14/09/2012

Lei foi implementada pela administração municipal em 2009

Nadadora de Resende recebe certificado de Lei de Incentivo ao Esporte

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A nadadora Jade de Fátima Viana Cruz, de 15 anos, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 14 de setembro, o Certificado de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte para a Realização de Projetos Esportivos, emitido pela Prefeitura, por meio da Fundação Resende Esportes (Funresp), com base na Lei de Incentivo Fiscal 2.934, implementada pela administração municipal em dezembro de 2009. A lei tem por finalidade incentivar pessoas físicas e empresas a patrocinarem o esporte na cidade com abatimento de 90% do valor no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou no ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) - os 10% restantes são custeados pela própria empresa.

A presidente da Funresp, Mônica Soares, explicou que Jade apresentou um projeto no valor de R$ 22.723,80 para a captação do recurso junto à empresa Industec Equipamentos Elétricos e Pneumáticos, que por estar bem elaborado, foi aprovado pela Comissão Interdisciplinar de Avaliação de Concessão (CIAC).

- A comissão, formada por representantes de vários segmentos da sociedade, é quem avalia o projeto e aprova. Com o projeto aprovado, o próprio atleta deve buscar o recurso junto ao patrocinador, que deve emitir uma carta de intenções para a Funresp comprovando o interesse. Depois de cumprida todas essas etapas, o certificado é emitido em nome da empresa, constando também o atleta ou equipe esportiva, para que possa ser utilizado para o abatimento do IPTU ou do ISS - explicou Mônica.

As representantes da Industec, Lorraine Aparecida Santos Silva, e Ágata Ferreira de Vasconcellos, presentes à solenidade de entrega do certificado, explicando que o proprietário da empresa, Jefferson de Vasconcellos decidiu apoiar Jade em seus treinamentos por acreditar no esporte resendense. Jade contou que os recursos custearão suas despesas com treinamento, alimentação, viagens e outras despesas durante um ano.

- Nos mudamos do Rio de Janeiro para Resende há dois anos e não posso deixar de elogiar a equipe de profissionais da Funresp. Desde que viemos até o órgão para apresentarmos o projeto, fomos muito bem recebidos e tivemos todas as orientações necessárias para conseguirmos a aprovação - disse a atleta, agradecendo.

- A Lei de Incentivo Fiscal de Resende democratizou o acesso ao esporte, permitindo o acesso da população às diversas modalidades desportivas, facilitando a busca por apoios e patrocínios para que pessoas como a Jade possam ver seu sonho realizado e disputar competições importantes, elevando o nome de nossa cidade - comemorou a presidente da Funresp.

Palavras chaves: ESPORTE