29/08/2011

Na inauguração da "Rompendo o Silêncio", aluna destaca importância da escola para sua formação

Prefeitura entrega reforma da unidade em cerimônia com 300 pessoas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O depoimento emocionado da aluna Natália Moura, 22 anos, foi considerado um dos momentos importantes da inauguração das obras de reforma da Escola Municipal Bilíngüe Rompendo o Silêncio. As obras representaram investimentos de mais R$ 350 mil em recursos próprios da Prefeitura na área de educação especial.

A inauguração aconteceu sábado pela manhã, dia 27, e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre elas o prefeito José Rechuan (DEM), acompanhado da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; da secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro; e do presidente da Câmara de Vereadores, Kiko Besouchet (PP).

Falando em sinais, com o auxílio de uma interprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Natália contou sua trajetória na Escola Rompendo o Silêncio:

- Quando tinha sete anos entrei numa escola de ouvintes, e não fui bem tratada. Vim para o Rompendo o Silêncio e tudo mudou, fiz amigos, recebi apoios dos professores, aprendi a ler e a escrever. Estou hoje no oitavo ano do Ensino Fundamental, e meus pais, amigos e professores me ajudam muito - disse a jovem em sinais, muito emocionada.

A inauguração das obras realizadas na Rompendo o Silêncio marcaram o encerramento da programação organizada pela Prefeitura para marcar a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência. Entre os serviços realizados na unidade estão a cobertura da quadra, criação de novas salas de aula, biblioteca, sala de informática, salas para atender a UTF (Unidade de Terapia Fonoaudiológica), salas de direção, secretaria, orientação pedagógica e educacional, cozinha (dispensa), refeitório, além de banheiros masculinos e femininos.

Também no mesmo local, passou a funcionar o CEDEAR (Centro de Atendimento Auditivo de Resende), que através de uma equipe multidisciplinar irá oferecer exame de audiometria, avaliação e atendimento fonoaudilógico e atendimento psicológico aos estudantes.

Em seu pronunciamento na solenidade, a secretária Soraia Balieiro destacou o empenho da administração municipal em ampliar e fortalecer a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Ela lembrou que, no ano passado, durante a realização das atividades desta Semana, houve um pedido especial para reforma da Escola Rompendo o Silêncio.

- Numa palestra que contou com a participação do secretário de Arquitetura e Urbanismo do Município, Ton Kneip, os alunos pediram que fosse feita uma escola acessível. E o projeto foi levado ao prefeito José Rechuan, que buscou recursos para sua execução, e agora, um ano depois, fechamos a Semana com chave de ouro, fazendo a entrada da nova Escola Rompendo o Silêncio - afirmou Soraia.

A diretora da Escola Rompendo o Silêncio o Silêncio, Maria do Carmo Rezende Alves, destacou a união da equipe desde sua fundação, e fez uma homenagem especial a primeira diretora da unidade, Marina Padilha, e também ao prefeito José Rechuan, a quem entregou uma placa como forma de reconhecimento dos pais, alunos e funcionários pela atenção à pessoa com deficiência.

Já o presidente da Câmara, vereador Kiko Besouchet, disse que com a reforma e ampliação da Escola Municipal Rompendo o Silêncio, “a população passa a ter uma nova escola, um novo período se inicia na vida dos alunos matriculados na unidade”. Ele ressaltou ainda a qualidade da obra e a seriedade da atual administração do Município, “que valoriza a todos”.

Presente à cerimônia, o padre Rômulo Saloto, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Paraíso), também destacou os investimentos feitos pela Prefeitura, afirmando que “governante sábio é aquele que investe na educação de seu povo”.

Para o prefeito José Rechuan, a nova Escola Rompendo o Silêncio (foto) representa mais uma conquista da população de Resende, mostra o comprometimento da Prefeitura com a inclusão social do cidadão e reforça a importância do trabalho integrado entre as secretarias municipais:

- Essa escola não fica mais escondida, despercebida. Essa escola está linda, e principalmente completamente equipada. Quero enaltecer o empenho e dedicação e todas as secretarias que se envolveram para mais essa obra. Essa é uma conquista de todos. Essa é uma conquista de Resende - afirmou Rechuan.

Na mesma cerimônia, foi realizada a entrega dos certificados a 28 professores e profissionais do Município, que durante um ano realizam curso de formação em Libras.

Participaram também da inauguração as seguintes autoridades: vereadores Pedro Paulo Florenzano (PP), Timica (PMDB), Barcita Rechuan (DEM) e Luiz Fernando Pedra (PV); secretários municipais Marcial Corrêa (Serviços Públicos), José Antônio Carvalho (Governo), Daniel Brito (Saúde), Renato Viegas (Fazenda), Ton Kneip (Urbanismo e Arquitetura), Marly Ceccoline (Assistência Social e Direitos Humanos); superintendentes da Prefeitura Wagner Camilo (Eventos), Ubiratan de Oliveira (Relações Comunitárias) e Roque Cerqueira (Transporte e Trânsito); dos  presidentes Luis Cláudio Siqueira (SANEAR); José Marques Júnior (Instituto EDUCAR); Maria Virgínia de Mello (Fundação CONFIAR), além do diretor do Hospital de Emergência, João Marcos Mattos, e do assessor especial da Prefeitura, Ricardo Moraes; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo César da Silva; e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivelize Cruz da Rocha.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL