06/02/2012

Número de unidades de saúde construídas ou reformadas chega a 20 em apenas três anos

Centro Odontológico da Cidade Alegria será inaugurado em março

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Com a construção do posto da Liberdade, chega a dez o número de novas unidades médicas construídas ou com obras iniciadas durante a administração do prefeito José Rechuan. São elas: novo módulo do Programa Saúde da Família da Baixada da Olaria, UPA da Grande Alegria (Unidade de Pronto Atendimento) - foto e Hospital da Criança, os três já em funcionamento; Hospital da Mulher, cuja obra se encontra pronta e será inaugurado nas próximas semanas; e postos do Saúde da Família dos bairros Nova Alegria, Cabral e Morro do Cruzeiro, que vêm sendo construídos.

No começo de dezembro do ano passado, a Prefeitura inaugurou ainda o serviço de pronto atendimento do Paraíso, instituição responsável também pelo atendimento dos casos de urgência provenientes da região da Fazenda da Barra, de São Caetano e da Vargem Grande.

Foi implantada também, no final do ano passado, a unidade com dez leitos destinada exclusivamente ao atendimento de dependentes químicos. Este serviço funciona na Santa Casa. E no começo de março, a Prefeitura vai inaugurar o Centro de Especialidades Odontológicas da Cidade Alegria, que acaba de ser construído pela Secretaria Municipal de Saúde.

No caso das unidades dos bairros Nova Alegria e Cabral, as obras se encontram na reta final. A última etapa prevê os trabalhos nas áreas externas das duas unidades. O Bairro Cabral já possui um módulo do Programa Saúde da Família, e com a construção de mais uma unidade passará a ter, portanto, dois postos. O posto do Morro do Cruzeiro, por sua vez, será entregue à comunidade no segundo semestre. O Programa Saúde da Família funciona provisoriamente nesta comunidade em um imóvel alugado.

Além da construção de novas unidades médicas, a Prefeitura reformou a partir de 2009 os postos de saúde dos bairros São Caetano, Cabral, Surubi Velho, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Itapuca e Centro de Imunização (Vacinas). Atualmente, estão sendo realizados serviços de melhorias no Hospital Municipal de Emergência e no módulo do Programa Saúde da Família da Vila Vicentina, que ganhará um prédio anexo para atender exclusivamente as famílias residentes no Santo Amaro.

Palavras chaves: SAÚDE AMPLIADA